Meu cachorro se coça muito mas não tem pulga, o que fazer? 

Recentemente foi me perguntado ” Meu cachorro se coça muito mas não tem pulga nem carrapato, o que pode estar acontecendo?”. A resposta é simples, é porque nem sempre a coceira está relacionada com pulgas e carrapatos. 

Pensando nisso resolvi criar esse artigo para mostrar quais são as principais causas de coceira em cães e como solucionar esse problema. 

Principais motivos que fazem o cachorro se coçar 

Vamos ver algumas das causas mais comuns que fazem o cachorro se coçar. 

Pulgas e carrapatos 

A começar pelo mais óbvio, se o seu cachorro tem pulga e carrapato ele vai se coçar por uma reação alérgica ou por desconforto. 

O que eu faço se meu cachorro tem pulga ou carrapato? 

A maior parte desses parasitas estão no ambiente, desta forma primeiramente, você deverá se livrar deles no ambiente, existem muitos carrapaticidas em casas de ração, como Butox, Talfon, entre outros, que são utilizados no ambiente para acabar com esses parasitas. 

Vale lembrar que para tratar o ambiente você deverá repetir o processo de limpeza duas vezes lembrando sempre de retirar o seu cachorro do local. Por exemplo, digamos que use o carrapaticida no local hoje, você deverá fazer o mesmo novamente daqui a uma semana. Isso porque alguns carrapaticidas eliminam apenas a forma jovem e adulta das pulgas e carrapatos, porém os ovinhos deles ainda permanecem vivos. 

Por fim seu cãozinho precisará de um banho e tanto, você pode usar shampoo com propriedade carrapaticida e optar por usar um comprimido de simparic ou nexgard. Seguindo sempre as recomendações do fabricante. 

Meu cachorro tomou Nexgard ou Simparic e continua se coçando 

Se o seu cachorro tomou Simparic ou Nexgard mas continua se coçando saiba que esses medicamentos não impedem que a pulga ou carrapato subam no seu animalzinho, eles fazem com que os parasitas presentes no seu cãozinho sejam eliminados. 

Dessa forma se o seu animal tiver alguma alergia a picada de carrapato ele vai se coçar. Resolva esse problema eliminando os parasitas no ambiente como já mencionado. 

Alergias 

As alergias, assim como nos seres humanos, são fatores genéticos, o seu cachorro pode ter uma reação alérgica a shampoos, produtos de limpeza, algum alimento, fungos, bactérias, algumas plantas, etc… 

As alergias atópicas são as mais comuns em cães, e ocorrem quando o pet tem contato com o alérgeno seja ele pólem ácaros, bolores… 

Essa alergia além de poder causar problemas respiratório podem causar problemas dermatológico no cachorro, ou seja, fazer o cachorro coçar mesmo sem ter pulga. 

Algumas raças são mais predispostas a ter essas alergias: 

  • Boxer; 
  • Dálmata; 
  • Labrador; 
  • Chow-Chow; 
  • Pug; 
  • Pastor alemão. 

Quanto ao tratamento, o primeiro passo é evitar o alérgeno. 

Por exemplo, se a causa for o pólen, é importante evitar levar seu cachorro para passear em jardins e parques com muitas flores. 

Além disso você deverá levar seu cãozinho para o veterinário, possivelmente ele prescreverá algum anti-inflamatório corticoide, além de avaliar melhor essa alergia. 

Hipersensibilidade alimentar 

5% dos casos de alergia em cães ocorrem por conta de alimentos que são alérgenos para o cãozinho. Alguns alimentos como carne bovina, leite, trigo, milho e conservantes podem acarretar nesse tipo de alergia. 

Para saber se esse pode ser o caso do seu animal observe se há outros sintomas como: 

  • Prurido na pele; 
  • Perca de pelo; 
  • Ressecamento cutâneo; 
  • Descamação de pele. 

Em casos assim o animal deverá ser imediatamente encaminhado ao veterinário para que seja feita uma avaliação nutricional. 

Quando o cachorro se coça muito pode ser por sarna 

A sarna é um problema de pele causada por um ácaro. Essa doença faz o cachorro apresentar queda de pelo nas regiões dos olhos, boca e patas. Não existe uma vacina que previna a sarna, mas medidas curativas como shampoos específicos, pomadas e medicação podem ser adotadas pelo médico veterinário. 

O que fazer se meu cachorro se coça muito?

Você está aqui para uma solução, então vamos entender o que você deve fazer caso você perceba que seu cachorro se coça muito mas não tem pulga.

Primeiramente observe se há mais algum outro sinais no seu cãozinho como: 

  • Vermelhidão na pele; 
  • Queda de pelo; 
  • Presença de descamação de pele; 
  • Inchaço generalizado; 
  • Presença de pulgas e carrapatos. 

Saber se há mais sinais ajudará você a saber o que fazer. Em seguida se você tiver outros animais em casa observe se eles também estão apresentando sinais de coceira excessiva. 

Em segundo lugar tenha um histórico do que seu cão comeu de diferente nos últimos dias isso pode ajudar mais pra frente. 

Além disso se o seu cachorro se coça muito mas não tem pulga você pode optar por algumas medidas de prevenção. 

  • Procure manter a caminha dele limpa, isso impede que acumule ácaros; 
  • Além de diminuir a frequência de banho, use produtos de banho com propriedades dermatológicas comprovadas; 
  • Alimente seu cãozinho com coisas saudáveis, não há problema em oferecer petiscos mais tente regrar mais o que seu amiguinho passará a comer. 

Caso seu cachorro continue se coçando você deverá leva-lo ao veterinário, para que a partir daí ele direcione o melhor tratamento possível para seu amiguinho de estimação. 

Gostou do conteúdo? Se inscreva no Canal da Pet Afeto Assim você poderá ficar por dentro das novidades semanais, e com certeza se tornará um tutor ou tutora melhor para seu pet de estimação. 

Instagram da Pet Afeto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Abrir chat
Scan the code
Olá! Vamos agendar um atendimento agora mesmo para você.