Um cachorro com problema neurológico tem grandes chances de vir a óbito.Isso porque uma disfunção no sistema nervoso pode levar ao mal funcionamento de outros sistemas vitais.
Por isso é importantíssimo que você saiba identificar se o seu cachorro possui alguma alteração nervosa, porque a partir daí saberá que deve investigar melhor o problema.
Nesse artigo entenderá quais as principais doenças que causam problemas neurológicos em cães e como identificar sintomas sutis de que seu pet está com um problema no sistema nervoso.
Inicio da investigação
Primeiramente entenda que quando falamos de problemas neurológicos em cães o buraco é bem mais fundo do que você pode imaginar. Isso porque o sistema nervoso ainda possui muitos mistérios a serem desvendados.
Por isso utilizamos de 3 fatores que são fundamentais para avaliar problemas neurológicos antes mesmo de buscar entender qual a causa em si do problema.
- O primeiro fato é a percepção do problema. Basicamente é quando você percebe que há algo errado no seu cachorro, seja uma mudança no comportamento ou até algo mais evidente.
- O segundo é a avaliação do histórico geral do animal. Isso inclui doenças anteriores, hábitos, progressão do problema, uso de medicamentos etc…
- O segundo é o teste de funções neuronais, que consiste em avaliar inúmeras respostas do cachorro a estimulos internos.
- Por fim o terceiro é o apelo para exames complementares para encontrar a causa dessas alterações.
Causas de problema neurológico no cachorro
São muitas as causas que podem acometer o sistema nervoso do cachorro. Por isso nós da Pet Afeto optamos por listar aqui as principais e mais comuns.
- Doenças infecciosas;
- Otite média e interna;
- Epilepsia e convulsões;
- Espondilomielopatia cervical;
- Traumatismo craniano;
- Síndrome vestibular idiopática;
- Hérnia discal;
- Intoxicações.
Sintomas de cachorro com problema neurológico
Para identificar um problema neurológico no cachorro você precisará observar com atenção seu pet, o que inclui comportamento, acurácia dos sentido e locomoção. Os sintomas mais comuns em cães com alterações neurológicas são.
- Dificuldade de locomoção;
- Paralisia;
- Desequilíbrio;
- Agressividade ou comportamento incomum;
- Dficuldade de ouvir, latir, farejar ou enxergar.
Contudo é importante salientar que mesmo que seu cachorro não apresente nenhum desses sintomas, não se descarta a hipótese dele ter um problema nervoso. Da mesma forma caso ele tenha qualquer um desses problemas não significa que o problema é neurológico.
Por isso um veterinário deve avaliar minuciosamente o pet.
O que você precisa é avaliar o cenário como um todo, ter em mente o histórico do cachorro e daí então apenas um veterinário saberá dizer se de fato o problema é neurológico ou não.
Tem cura?
Em termos gerais é dificil afirmar se um cãozinho se recuperará de um problema no sistema nervoso, contudo pode-se dizer com certeza, que a percepção precoce de problemas facilitará muito o tratamento.
Cães que sofreram sequelas de outras doenças como a cinomose por exemplo, tendem a conviver para sempre com essas sequelas, mas com o uso de medicações, fisioterapia e hábitos controlados de exercícios e alimentação, o cachorrinho poderá viver muito tempo com uma boa qualidade de vida.