Um cachorro vomitando sangue é sempre algo que gera preocupação para o dono. Ainda mais porque não é algo tão comum e que a primeira vista pode causar espanto.
Principais causas do vômito com sangue
Existem muitas razões que podem levar o cachorro a essa situação, podendo variar desde problemas gastrointestinais até problemas na própria boca do cachorrinho.
Hematêmese é o nome dado ao vômito com presença de sangue. Essa situação pode ser desde um problema superficial até mesmo um problema gravíssimo e cirúrgico.
As principais causas de hematêmese em cães são:
- Lesão na boca;
- Ingestão de corpo estranho;
- Envenenamento ou intoxicação;
- Câncer;
- Gastroenterite;
- Refluxo;
- Ingestão de objeto desagradável;
- Mudança de dieta;
- Parasitas;
- Infecções;
- Enjoo de movimento;
- Gazes;
- Enjoo pós-operatório;
- Insuficiência renal;
- Insuficiência hepática;
- Pancreatite.
Cachorro vomitando sangue escuro
Saber diferenciar o aspecto do sangue é muito importante, o sangue mais escurecido normalmente está ligado a problemas no trato gastrointestinal, pode ocorrer junto a quadros de refluxo, onde o sangue volta do intestino fazendo o caminho oposto até a boca no animal.
Esse tipo de situação é extremamente alarmante, pode ocorrer por problemas graves de intoxicação, câncer ou até envenenamento. Em outras palavras, tudo varia muito do estado em que o animal se encontra.
Cachorro vomitando sangue vivo
O sangue vivo, ou avermelhado, indica que o cachorro tem algum problema entre a boca e o estomago, pois, o sangue ainda não passou por digestão nesses casos, diferentemente de quando o sangue tem um aspecto escuro.
Mas afinal, o que você deve fazer se seu cachorro está vomitando sangue?
Primeiro de tudo, verifique a coloração desse sangue. É um sangue vivo ou mais escurecido? Em seguida avalie com atenção o animal, e veja se ele apresenta outros sintomas como:
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Dificuldade em defecar;
- Falta de apetite;
- Falta de disposição;
- Febre;
- Tosse.
Depois disso considere duas coisas importantes, o seu cachorro pode ter mordido ou engolido algo pontiagudo, perfuro cortante ou tóxicos? Se sim você deve leva-lo imediatamente a um médico veterinário, pois seu amiguinho corre risco de vida.
Em alguns casos o cachorro vomitando sangue não apresenta risco grave, podendo ser algo superficial ou esporádico, contudo, se isso persiste você deve zelar imediatamente pela vida do seu pet levando-o ao veterinário.
Como saber se o vômito do cachorro é grave?
Os vômitos sempre estão associados a um problema primário, é importante entender todo o contexto sintomático, se o cachorro além de estar vomitando ainda apresenta indisposição, temperatura alta, falta de apetite você precisa acender o sinal de alerta, e faze alguma coisa o mais rápido possível.
Se o vômito for um evento isolado, que acontece de vez enquanto e se não vier acompanhado de sintomas como os descritos acima, talvez não seja preocupante.
Agora se o seu cachorro for filhote esse problema será sempre preocupante, já que o organismo dele não é tão resistente quanto de um cão mais velho.
Da mesma forma se o cãozinho for muito senil (mais de 8 anos) também é mais preocupante se comparar com cães jovens.
Como tratar seu cachorro
Como já dito, podem ser muitas as causas que levam ao vômito, contudo você deve estar perguntando como você pode lidar com essa situação em casa.
Não é recomendado que você medique seu amiguinho em hipótese alguma pois você pode acabar agravando o problema.
Medicações caseiras possuem poucas comprovações ciênticas é podem ser muita das vezes ineficiente contra a maior parte dos problemas.
Se o seu cachorro está vomitando sangue e você quer de fato ajudar seu amiguinho, ofereça comida e agua para ele, atente-se aos principais sintomas e verifique a quanto tempo ele não defeca ou urina.
Esses dados são super importantes pra quando você levar seu cachorro para o veterinário, passe o máximo de informações possíveis sobre a história do paciente.
Exames que seu cachorro terá que fazer.
A maior parte das doenças necessitam de auxílio de exames complementares para serem diagnosticadas, quando lidamos com um animal que está vomitando sangue é preciso compreender a exata raiz do problema, para isso é realizado os seguintes exames:
- Ultrassonografia;
- Radiografia abdominal;
- Hemograma completo;
- Bioquímica hepática.
Em nem todos os casos são realizados todos esses exames, vai variar muito de acordo com o estado de saúde do cachorro.
Concluindo
Para resumir, um cachorro vomitar sangue não é normal, e na maioria das vezes pode ser fatal.
Entretanto, você deve observar os sinais que ele apresenta, por exemplo os sintomas além do vômito. Desta forma entenderá se deve ou não correr para um veterinário.