Com o passar da idade os cães vão perdendo a vitalidade, ficando mais cansadinhos, dormindo mais que o normal, até se alimentando menos. Isso porque assim como nós os cachorro envelhecem e pode ser que com o passar do tempo você precise de uma vitamina para cachorro idoso.
Existem sim inúmeras opções de vitaminas sintéticas e até mesmo vitaminas naturais para cães idoso. Por isso nesse artigo você entenderá quais as melhores vitaminas para cachorro idoso, como e quando suplementa-las na dieta do seu pet.
Quando usar vitamina para cachorro idoso?
Os cães podem ser considerados idosos a partir dos 7 a 9 anos de idade, dependendo do porte e da raça, com a idade os problemas começam a surgir. Problemas como, menos reflexo e mobilidade, redução do apetite, mais tempo dormindo e em muitos casos dificuldade de enxergar e de andar.
A vitamina para cachorro por se tratar de um composto lipossolúvel que ajuda nas funções metabólicas e vitais, pode ser uma opção para reduzir os sintomas da idade. Porém o uso indiscriminado desses suplementos pode acabar tendo um efeito ruim agindo como inimiga ao invés de aliada.
No geral as vitaminas são produzidas pelo próprio organismo do cãozinho. Porém assim como qualquer nutriente ela pode ser suplementada através da alimentação ou por comprimidos.
Concluindo a vitamina para cão idoso pode ser usada ou quando o cachorro tem deficit em produzir essas vitaminas ou então quando o pet já sofre de alguma doença e a vitamina pode ser feita como um adjuvante no tratamento, sempre prescrita por um veterinário.
Troque a ração do seu cachorro
Antes de pensar em suplementar uma vitamina, você deve se questionar quanto a ração do seu cachorro. Isso porque nossos cãezinhos com o passar do tempo tem necessidade diferentes, e usar uma ração específica ajudará a suprir essa necessidade.
Se o seu cachorro é idoso o ideal e procurar por uma ração sênior que seja compatível com a raça e idade do seu pet.
Vitaminas naturais para cães idoso
No contexto geral, é sempre melhor buscar por fontes de vitaminas naturais. Isso porque as vitaminas naturais tendem a ser mais palatáveis alem de que estimula o pet a comer.
Se você tem um cachorro idoso na sua casa, comece a implementar alimentos naturais na dieta dele. Para isso procure entender os tipos de alimentos que não fazem bem para cães, como abacate, uva alho e temperos por exemplo.
Uma boa opção é oferecer os seguintes alimentos para o cachorro.
Fígado
O fígado bovino além de uma excelente fonte de proteínas, gorduras e minerais, é riquíssimo em vitaminas. Dessa forma você pode começar a oferecer fígado ao seu pet de forma moderada, como se fosse um petisco uma vez ou outra na semana.
Frutas e legumes
A melancia, banana e a maça (sem o caroço) são excelentes opções de frutas que você pode dar para seu amiguinho. Além disso a abobrinha, batata e a cenoura são as melhores opções de legumes.
Todas as frutas e legumes citadas são ricas em vitaminas e você pode dar para seu cachorro sempre com muito moderação.
Vitaminas sintéticas para cães idoso
As vitamina sintética é outra opção para cachorros idosos, no entanto caso opte por sede-las ao seu peludinho, procure por levar seu cachorro ao veterinário, assim ele irá prescrever a melhor para seu contexto.
Lembre-se de que cada caso é um caso, e que mesmo as vitaminas sendo ótimas para o metabolismo do pet, o uso indiscriminado delas pode causar intoxicação. e agravar ainda mais a saúde do animal.
A vitamina para cachorro idoso não faz milagre
Concluindo, é de suma importância que entenda que nenhuma vitamina no mundo irá substituir uma boa alimentação.
Além disso casos seu pet apresente algum outro problema de saúde, a vitamina pode ser prescrita por um veterinário como um coadjuvante, mas nunca como único e exclusivo meio de tratamento.
Leia a seguir
Melhor vitamina para cachorro filhote engordar e ficar forte.