Existem inúmeras formas de evitar que uma cachorrinha tenha filhotes, a mais conhecida e barata é o uso da injeção anticoncepcional para cachorra, ou vulgarmente chama de “vacina anti-cio”.
Porém é preciso se atentar ao uso dessa “vacina anti-cio” afinal existem inúmeros riscos associados a ela. Além disso a venda indiscriminada desse fármaco muitas as vezes não é acompanhada de indicações de uso tampouco orientações com relação aos efeitos colaterais.
Por essa razão nesse artigo você entenderá, como, quando, e porque usar injeção anticoncepcional para cachorra.
Como evitar que minha cachorra tenha filhotes?
Uma gestação nem sempre é algo planejado, porém é algo que pode sim ser prevenido. Isso porque hoje em dia com o avanço dos estudo científicos é possível prever e prevenir uma cachorra de entrar no cio. Isso pode ser útil visto que gestações indesejáveis aumentam a taxa de abandono, e acarretam na superpopulação de cães.
Embora você talvez já saiba disso, é importante dizer que as cachorras possuem hábitos reprodutivos diferentes de mulheres, o que significa que não é indicado o uso de medicação destinada a seres humanos, nem para prevenir o cio, nem para interromper a gestação.
O melhor método contraceptivo é disparado a castração de cachorra, porém o custo desse procedimento pode ser algo fora da realidade financeira de muita gente. Sem contar que existem casos em que a castração não pode ser feita.
Então, você pode optar pelo uso da injeção anticoncepcional para cachorra, contanto que esteja ciente dos riscos dessa injeção.
Cuidado com os sangramentos e excesso de urina.
Se a sua cachorra apresenta sagramento vaginal, e/ou excesso de micção, significa que ela está entrando na fase fértil. Nessa fase ela passará a aceitar que os cães copulem com ela.
Se você quer evitar que a cachorra cruze, esse é o momento de fiar mais atento(a), redobre a atenção por pelo menos 30 dias após o inicio do sangramento.
Efeitos colaterais da injeção anticoncepcional para cachorra.
A injeção anticoncepcional é o que chamamos de progestágeno exógeno, que traduzindo seria hormonio da progesterona injetável. Esse hormônio é responssável por evitar que a cachorra ovule.
No entanto, o uma única aplicação do contraceptivo, pode causar problemas como: piometra, neoplasias mamárias e mortalidade fetal quando usado na gestação.
Nunca use anticoncepcional para cachorra se…
- A sua cachorra já teve ou tem problemas genitourinários,
- Caso sua cachorra já teve falsa prenhez (ou pseudociese),
- Se a sua cachorra já teve ou tem problemas homonais reconhecidos.
- Se sua cachorra já teve ou tem problemas nas glândulas mamárias.
Quando usar injeção anticoncepcional para cachorra?
Antes de tudo entenda o seguinte, a injeção anticoncepcional não é indicada se sua cachorra cruzou e está prenha. Em casos assim o pode-se optar por usar a vulgarmente conhecida como “pilulas do dia seguinte para cachorra”.
Mas afinal quando usar a injeção anticoncepcional então? Bom pode-se usa-la quando você tem o interesse de prevenir que sua cadelinha entre no cio.
PORÉM ATENÇÃO!
Esse fármaco deve ser usado na fase de anestro da cadelinha de 20 a 30 dias antes do cio, e para que você reconheça essa fase será necessário um ultrassom ou uma citologia vacinal, essa fase onde a cachorra não apresenta interesse por macho.
Esse tipo de medicamento pode se apresentar em forma de comprimido ou até injeção de fato. É possível encontrar em casa de rações vendidos sem precisar de prescrição veterinária. Uma única aplicação durante o anestro é o suficiente para que em 95% dos casos sua cachorra não apresente cio.
Nós da Pet Afeto não somo adeptos ao uso desse método contraceptivo. Porém existe sim casos raros em que indicamos esse fármaco. Por exemplo quando uma gestação pode acarretar risco a cadela ou quando a castração não pode ser realizada por questões de saúde.