Entenda nesse artigo 5 principais sinais de problemas neurológicos em cães.
Os cães podem apresentar diferentes tipos de comportamento que podem causar preocupações em seus tutores. Se o seu cãozinho apresentar algum desses comportamentos, fique atento pois ele pode estar com algum tipo de problema neurológico.
Cachorro fica girando em círculos
Muitos tutores se perguntam “Meu cachorro fica girando em círculos, esse comportamento é normal?”. Quando o cachorro fica girando em círculos na hora de fazem suas necessidades, quando vão se deitar, ou quando ainda são filhotes e tentam brincar com o próprio rabo, essa atitude pode ser considerada normal.
Em outras ocasiões, apresentam esse sinal por estarem ansiosos, nervosos ou estressados ou então pode ser um sinal de dor ou incomodo. Inflamação nos ouvidos podem incomodar os cães e fazer com que tenham esse e outros sinais como coçar e chacoalhar a cabeça.
No entanto em causas mais graves, seu amigo pode estar com algum tipo de alteração neurológica, como a síndrome vestibular canina.
O que é síndrome vestibular canina?
A síndrome vestibular canina é um distúrbio neurológico que afeta o equilibro e a orientação espacial nos cães. Pode ser causada por traumas, infecções, condições vasculares e otites.
O sistema vestibular está localizado em vias centrais e periféricas. As vias periféricas estão localizadas em orelha média e orelha interna e as vias centrais no tronco encefálico e região caudal do cerebelo. Esse sistema é responsável por manter a posição espacial do corpo e cabeça relativa ao campo gravitacional.
Cachorro lambendo o ar
Outro tipo de comportamento estranhado por tutores é do cachorro lambendo o ar. Existe vários motivos que levam o cão a lamber o ar. Entre elas estão, dor de dente, náuseas, transtorno compulsivo, desconfortos gastrointestinais, convulsões e disfunção cognitiva canina.
O que é síndrome da disfunção cognitiva canina?
A síndrome da disfunção cognitiva é uma doença degenerativa progressiva que acomete animais idosos. Ela acarreta em alterações em todo o organismo animal, principalmente do sistema nervoso, com sinais clínicos comportamentais.
Cachorro fica parado olhando pro nada
Quando temos um afeto por nossos companheiros, cuidamos e nos preocupamos com qualquer tipo de atitude estranha apresentada por eles, que muitas das vezes podem indicar alguma doença. Quando um cachorro fica parado olhando pro nada buscamos logo saber o que pode estar levando a atenção deles.
Simplesmente podem estar olhando para algo que eles tenham interesse ou olhando para seus tutores querendo sua atenção. No entanto existe a possibilidade dessa ação estar ligado a doença, como demência e depressão canina.
Algumas causas podem levar os cães a apresentarem depressão como:
- alteração na rotina e ambiente
- morte de pessoas ou animais próximo ao animal;
- novo membro familiar, sendo pessoa ou outro animal;
- maus tratos ou isolamento;
- adestramento punitivo;
- falta de atenção e carinho dos tutores.
Cachorro fica tremendo a boca
Outra dúvida comum de tutores são “porque meu cachorro fica tremendo a boca?” Existe algumas causas que podem indicar algumas enfermidades, sendo assim este tipo de comportamento não é considerado normal. As principais causas são: , Estresse, machucados na boca, frio, convulsões, cinomose ou até mesmo raiva canina (casos mais raros).
A raiva e a cinomose são doenças virais, sendo que a raiva se trata de uma doença transmissível para nós seres humanos. Ambas as doenças causam alterações em múltiplos sistemas principalmente no sistema nervoso.
Cachorro fica mastigando nada
Por último podemos citar de comportamento anormal cães com costume de mastigar nada. As razões para tal são distintas podendo ser causadas por doenças orais, patologias neurológicas, alterações comportamentais, ambientais e gastrointestinal.
As principais causas são:
- Epilepsia Canina – Trata-se de um distúrbio neurológico mais comum em cães que ocorre devido a uma atividade elétrica anormal das células nervosas no cérebro.
- Doença periodontal – Caracterizada pela inflamação das estruturas periodontais (gengiva, ligamento periodontal, e osso alveolar), que ocorre devido o acumulo de placa bacteriana nos dentes.
- Maloclusão – Alinhamento inadequado dos dentes, causando assimetria da mordida
- Dor de dente – Pode ser causado por uma inflamação, neoplasia, infecção ou fratura dentaria.
- Estresse – Quando animal passa por algum tipo se estresse ou ansiedade
- Doença gastrointestinal – Desconforto por causa de esofagite, gastrite, úlceras gástricas ou intestinais e outras patologias
- Frio – Causada pela hipotermia no animal que leva ele a treme boca e corpo.
Diante de tantas causas que levam a alterações de comportamento nos cães é importante ficar atento aos sinais, saber quando começou, se ouve progressão, ou se esses sinais podem estar associados a mudanças ambientais. É importante a ida ao veterinário mediante qualquer tipo de alteração apresentada, pois somente ele saberá diagnosticar e prescrever o tratamento adequado.