Quando um cachorro come mas não engorda pode ser preocupante, é comum as pessoas questionarem o porquê seu cachorro come mas está emagrecendo. Se você tambem tem essa dúvida, leia esse artigo até o final para descobrir como engordar o cachorro.
Primeiramente você precisará entender o perfil racial do seu cachorro, porque muitas raças são predispostas a terem um aspecto de magreza, ou seja, você não irá querer engordar demais seu cãozinho nesses casos. Alguns exemplos de raças que naturalmente tendem a parecer magras são:
- Greyhounds,
- Vizla,
- Pharaoh hound,
- Lébrel Irlandês,
- Galgo Espanhol,
- Cão de crista chinês.
Além dessas, outras raças mais populares também podem possuir um aspecto naturalmente magro como: Pintcher, Doberman e em alguns casos Pastor Alemão e Border Collie.
Qual é o peso ideal de um cachorro
Caso tenha um cachorro sem raça definida (viralata) em casa, você deverá considerar o porte dele(a) para saber se ele está com o peso ideal. Se tratando de cães sem raça definida a melhor forma de saber se ele está no peso ideal é buscando buscando pelo peso da raça mais próxima do seu cachorro.
Além disso você pode avaliar o score corporal do seu cão.
Tomando como base o infográfico a cima você conseguirá compreender se seu cão está no score ideal, independentemente da raça.
Por que meu cachorro não engorda?
Se realmente depois de tudo você concluiu que seu cachorro está mesmo abaixo do peso, agora é hora de entender as possíveis causas.
Cachorro come mas está emagrecendo – Alimentação de má qualidade
Rações do tipo premium e super premium são ideais para cães idependentemente da raça, gênero ou idade. Portanto o ideal é que você busque por uma ração de melhor qualidade.
Mas cuidado, caso seu pet esteja habituado com uma outra ração comece a incluir uma ração melhor gradativamente, retirando aos pouco a antiga porque assim não haverá riscos do animal rejeitar a ração.
Vale lembrar, também, que uma ração pobre em nutrientes pode causar, dentre muitos outros, problemas como:
- Perda de pelo, isso acontece porque um alimento pobre em proteinas pode afetar diretamente o crescimento da pelagem do seu pet,
- Problemas com vermes, quando o cachorro sente falta de nutrientes ele busca por fontes inapropriadas, podendo levar a comer fezes, terra ou outras coisas para suprir essa carência.
- Fraqueza, o carboidrato é a melhor fonte de energia, uma ração pobre desse nutriente deixa o cãozinho apático e fraco.
Excesso de exercícios
O excesso de exercícios quando não acompanhado de uma dieta adequada, pode levar a inúmeros problemas. Por isso é essencial que haja equilíbrio entre a quantidade de exercícios e a quantidade de alimento ofertado ao cachorro. Ou seja cães mais hiperativos precisam comer mais do que cães sedentários.
Cachorro come mas está emagrecendo – Vermes e doenças
Quando o cachorro come mas está emagrecendo pode ser que esteja com verme. Os vermes podem causar distúrbios de absorção de nutrientes, isso faz com que o cachorro perca peso. Portanto é essencial que seja realizada a vermifugagem do seu pet ao menos 2 vezes no ano.
Além disso muitas doenças virais podem não fazer seu cachorro perder peso como também ter quadros de diarreia e vômitos constantes, doenças como cinomose e parvovirose são exemplos de problemas virais que devem ser prevenidas por meio da vacinação.
Além disso muitas outras doenças também causam emagrecimento em cães como problemas hormonais causados pela tireoide, porém para descartar a possibilidade de que seu pet está doente, a única maneira é leva-lo ao veterinário para realizar exames. Principalmente se seu amiguinho começou a emagrecer de repente.
Como fazer cachorro engordar?
De início a melhor forma de ajudar seu cãozinho é corrigindo os hábitos alimentares e a prática de exercícios. Ofereça uma ração de melhor qualidade, certifique-se de que seu pet está comendo. Lembre-se, também, de cuidar para que ele(a) não exagere nos exercícios.
Seu doguinho é vermifugado? vacinado? Muita atenção a essas duas coisinhas, afinal, a prevenção é sempre a melhor forma de evitar que ele acabe em uma situação muito mais complicada.
Algumas vitaminas do complexo B, principalmente a B12, ajuda bastante em caso de cães que não comem bem, essa estimula o apetite, além de ajudar em várias outras questões metabólicas. Além disso o fígado de vaca é riquíssimo em ferro vitaminas e outros nutrientes, não há contra indicação e fará muito bem pro seu pet, lembrando sempre de cozinhar bem e evitar temperos.
Por fim, não se esqueça de que alguns cães são sim naturalmente mais magros, busque sempre entender o perfil racial do seu cachorro, pode ser que esteja se preocupando atoa, e seu pet esteja no score corporal ideal.
Siga a Pet Afeto no Instagram.