Medicações para cães que todos deveriam ter em casa

Muita gente tem cachorro em casa e não está se previne contra situações comuns que podem causar angústia no pet ou até leva-lo a óbito.

Algumas medicações são excelentes para quem tem cachorro em casa e não quer ver seu amiguinho sofrer.

Nesse artigo listei várias medicações que você pode comprar sem receita e usar sem medo no seu cãozinho se seguir as indicações que vou dar aqui.

Dipirona

A dipirona é um anti-inflamatório, analgésico e antipirético. É a melhor medicação para ter em casa, quase sempre é a primeira de eleição quando pensamos em dor e febre.

Mas cuidado! a dose da dipirona mono-hidratada é de 1 gota por quilo por no máximo 3 vezes ao dia, por até 1 semana. Não ultrapasse essa indicação, a dipirona é uma droga como qualquer outra e pode ter efeitos adversos na saúde do seu pet.

\Normalmente utilizamos a dipirona em casos de dores agudas, ela sozinha pode ajudar se o seu pet se machucou, e está com um ferimento não muito grave mas que está causando dor.

Buscopan

O buscopan composto, é uma medicação a base de dipirona e escopolamina, possui efeitos similares aos da dipirona com algumas particularidades.

De modo geral o buscopan pode ser comprado em farmácia humana em forma de frasco em gotas.

A dosagem dessa medicação é de 1 gota quilo também, seguindo os mesmos cuidados da dipirona.

O buscopan é a principal medicação de escolha quando pensamos em dores abdominais. Porque ele promove uma analgesia na musculatura liza diminuindo dores de barriga no pet.

Simeticona (luftal)

Não é novidade para ninguém que cães filhotes e cães de porte grande são pioneiros em acumular gases no trato digestivo. A simeticona (luftal) é uma medicação humana que ajuda nesse problema.

Se o seu cãozinho estiver com a barriga inchada, com dor moderada, pode-se usar o luftal em dose de 1 gota quilo 4 vezes ao dia por até 3 dias como o primeiro recurso em associação com buscopan.

Caso o problema não seja resolvido, leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível, pois pode se tratar de um problema mais grave. Além disso não use o luftal se desconfia que seu cachorro engoliu algum objeto ponte agudo.

Carvão ativado

O carvão ativa é o salva vidas de muitos cães vitimas de envenenamento por ingestão. essa medicação ajuda o cachorro a vomitar e diminui a absorção da toxina pelo organismo, além de ajudar em casos de diarreia.

Claro que não é o carvão ativado sozinho que vai resolver todo problema, mas deve ser usado na hora da ingestão do veneno ou toxina, isso ajudará você a ganhar tempo até levar o cachorro ao veterinário.

Mas muito cuidado,não exagere na quantidade de carvão ativado, e cuidado na hora de administrar essa medicação.

Cuide para que não vá para uma falsa via. A dose recomendada é de até 2 mls por quilo, de 2 até 4 vezes no dia dependendo do caso.

Além dessas indicações se o seu cachorro já faz uso de medicações orais não use o carvão ativado a não ser que seja extremamente necessário, pois essa medicação diminuirá a ação do remédio.

Se inscreva no canal da Pet Afeto e nos siga no Instagram para dicas diárias para prolongar a vida do seu pet.

Quando usar medicações sem prescrição veterinária?

Muito embora as medicações que citamos aqui são seguras quando usadas da forma correta. Medicar o pet sem acompanhamento veterinário representa um risco muito grande a saúde do animal.

Por essa razão caso seu animalzinho esteja muito debilitado, com mais de um sintoma, o ideal é passa-lo numa consulta o quanto antes, antes que o problema se agrave.

Você pode recorrer a esse artigo sempre que for medicar seu cachorro por conta, lembre-se de seguir a risca as indicações e dosagens de cada remédio citado.

Leia depois:

Melhores remédios para cães com dor de barriga.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Abrir chat
Scan the code
Olá! Vamos agendar um atendimento agora mesmo para você.