Gato vomitando ração! O que fazer?

Quem tem gato em casa sabe que é muito comum nos depararmos com vômitos ora ou outra, principalmente aquelas bolas de pelo, porém um gato vomitando ração pode ser algo grave ou talvez nem tanto.

Existem vários tipos de vomito de gato, cada um indica um problema, dessa forma é fundamental avaliar os detalhes do vomito para saber exatamente o que fazer.

Nesse artigo você irá entender exatamente o que significa o gato vomitando ração e como lidar com esse problema.

É normal o gato vomitar ração?

Já adianto que não é algo normal, o que não significa que seja algo grave. Pode ser grave se o seu gato estiver com outros sintomas além do vomito.

Primeiramente você precisará entender a diferença de vomitar e regurgitar. São duas coisas diferentes causadas por problemas diferentes.

Regurgitação

É o ato de expelir o alimento pela boca sem que haja grande esforço dos muculos abdominais Ou seja o conteúdo alimentar simplesmente volta do estomago para boca sem que o gato pareça estar fazendo força. Esse conteúdo alimentar não teve tempo de ser digerido.

A regurgitação quase sempre está associada a uma irritação no estomago do gato ou até mesmo quando o gato é muito afobado e come rápido demais.

Vomito

O vomito, por outro lado, é quando o animal força os muculos abdominais para expelir o alimento, normalmente antes do gato vomitar ele tende a ficar inquieto, babando e ofegante.

O vomito em si pode ter vários aspectos, podendo vir acompanhado de sangue, espuma branca, amarelado ou até esverdeado.

O que faz o gato vomitar ração?

São muitas as causas que fazem o bigodudo ter esse problema. As mais comuns são:

Alergia alimentar

Se você trocou repentinamente a ração do seu bichano muito cuidado! pois ele pode estar apresentando alergia a algum ingrediente da nova ração. Essa situação é muito comum tanto para cães quanto para os gatos.

Por isso sempre que pensar em trocar a ração do seu gatinho, mesmo que seja por indicação veterinária, faça isso de maneira gradativa. Ou seja retire 25% da ração antiga a cada dia adicionando diariamente 25% da nova ração.

Problemas de higiene

Por isso é importante sempre escovar os pelos do seu gato e evitar que ele se suje com frequência. Assim ele não terá que ficar se lambendo regularmente.

Existem casos em que as bolas de pelos obstruem a passagem do alimento, fazendo o gato vomitar.

Jejum prolongado

Quando o pet passa muito tempo sem se alimentar é comum que ele fique enjoado. Dessa forma é fundamental que você deixe ração sempre disponível para seu bichano.

Afobação

Animais mais afobados tendem a comer de pressa, causando náuseas e vômitos.

Só pelo fato de deixar o alimento disponível já diminui bastante esse risco.

Se inscreva no Canal da Pet Afeto

Como prevenir o gato de vomitar a ração?

A primeira coisa é manter a vacina do seu pet em dia. São muitas as doenças que podem causar vômitos no seu gato, a vacina previne contra algumas delas.

Além disso adote consistência na alimentação do seu amiguinho peludo, afinal a troca repentina de ração também pode gerar esses vômitos. Lembrando sempre de se atentar ao armazenamento da ração.

É fundamental, também, que você deixe a ração sempre disponível, assim ele não um largo jejum. Mas cuidado com a ração parada muito tempo no pote, principalmente se tratando de alimento úmido (patês e sachês)

Por fim busque realizar exames de rotina no gatinho, um bom veterinário saberá avaliar a saúde do seu amiguinho e indicará os melhores manejos para ele.

O que fazer se o gato vomitar ração?

A primeira coisa é avaliar o vomito em seu aspecto geral. Observe e fotografe o vomito.

Em seguida avalie a forma e frequência que ele está vomitando, veja se ele faz força ao expelir o alimento, ou se sai espontaneamente sem grande esforço.

Vomito do gato é grave quando existem outros sintomas associados a esse”, afirma VItor Rodrigues veterinário da Pet Afeto, ele complementa dizendo que o vomito amarelado, com espuma ou com sangue, são indicativos de problemas mais complexos. “Porque em muita situações o gato vomitando ração pode ser o menor dos problemas. “

Lembre sempre de realizar esses dois passos pois será fundamental para quando levar seu pet no veterinário, assim ele irá instituir um tratamento personalizado para seu gato.

Remédio para gato vomitando

Quando o gato vomita muito mas não apresenta outros sintomas, é importante ajudar ele a manter a hidratação, porque os vômitos desidratam muito os felinos.

Busque por meios de “forçar” o felino se hidratar. A melhor opção é usar fonte de gato, são excelentes para manter a água sempre limpa e são muito atrativas para os gatinhos.

Existem estudos que provam que uma dieta rica em fibras diminuem problemas de diarreia e vômitos de gato. Logo você pode optar por uma ração rica em fibras ou suplementar a parte.

Remédio caseiro para gato vomitando

A melhor forma de ajudar seu gatinho é não medicando ele por conta própria, medicações caseiras podem sim ser úteis, em situações específicas. Porém o vomito é uma situação em que nenhuma medicação caseira pode ajudar, porque envolve fatores desconhecidos que só serão bem avaliados por um médico veterinário.

Não tenho condições de levar meu gato ao veterinário

Deixe seu comentário nesse artigo para que nossa equipe possa avaliar individualmente sua situação e indicar o melhor suporte para seu bichano.

Leia depois

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Abrir chat
Scan the code
Olá! Vamos agendar um atendimento agora mesmo para você.