Um dos maiores problemas que acometem os gatos é a obstrução urinária, esse problema leva a impossibilidade ou dificuldade do felino em urinar. Quando o gato não consegue urinar pode acontecer de surgir outros sintomas alarmantes.
O que significa quando o gato não consegue urinar?
Um gato com dificuldade ou impossibilidade de urinar é um indicativo de que algo não está bem, em muitos os casos essa situação é secundária a algum outro problema maior.
As doenças do trato urinário dos gatos são causadas, na maioria das vezes por, bactérias, formação de cálculos, precipitação de células na bexiga e inflamação.
A impossibilidade do gato em urinar é chamada de obstrução urinária, e as causas podem ser diversas.
O que causa obstrução urinária?
Um a cada oito gatos sofrem com esse problema, muitas das vezes essas situações estão ligadas ao fato dos gatos beberem pouca agua, além disso é muito comum ocorrer por estresse, dor, infecção ou por nutrição inadequada.
Gatos machos têm maior chance de sofrer com este problema. Isso acontece porque o uretra dos machos é mais estreita se comparada com a das fêmeas.
Além disso em alguns casos de trauma por queda ou atropelamento o gato pode ter dificuldade ou incapacidade de fazer xixi, porém esse tipo de situação é mais incomum, e em muitos casos o felino tem dificuldades em defecar também.
Principais sintomas e sinais da obstrução urinária em gatos
A obstrução urinária leva a maiores problemas, levando o gato a regredir e ficar cada vez pior, podendo até mesmo vir a óbito, os principais sintomas que acometem um gato que não consegue urinar são.
- Dor ou impossibilidade de urinar;
- Urina com presença de sangue;
- Urina em locais incomuns;
- Lambedura excessiva das genitais;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Emagrecimento;
Diagnóstico da obstrução urinária em gatos
O diagnóstico dessa afecção não é difícil, porém, é necessário mãos especializadas, primeiro deve-se compreender os sinais que animal apresenta, em seguida realizar um exame de palpação da bexiga para identificar aumento e inflamação, em seguida deve ser realizado um exame de ultrassom para avaliar qual a causa raiz dessa obstrução.
Posteriormente deve-se realizar um exame de sangue para avaliar se há insuficiência renal, infecções concomitantes e outros problemas.
Vale ressaltar sobre tudo isso, que esses exames devem ser realizados por um médico veterinário. Além disso essa situação requer atendimento de urgência pois apresenta grande risco a saúde do felino.
Tratamento para quando o gato não consegue urinar
Para tratar um gato obstruído é necessário, primeiramente, descobrir a causa da obstrução, na maioria dos casos, como já dito, os gatos obstruem por sedimentos na bexiga, nessas situações deve ser realizado a passagem de uma sonda na uretra desse animal esvaziar a bexiga e realizar o uso de algumas medicações para evitar que obstrua novamente.
Em outras situações uma simples palpação da bexiga resolve o problema, lembrando que até o mais simples dos procedimentos deve ser realizado por um profissional qualificado, pois pode acontecer da bexiga do felino estourar! E isso é caso de extrema urgência cirúrgica.
Além disso vale lembrar que gatos obstruídos e com sonda uretral precisam ficar em observação.
Como evitar obstrução urinária em gatos
Uma dieta balanceada somada com o estimulo de fazer o gato beber agua reduz muito a possibilidade do felino obstruir.
Além disso é preciso ter caixas de areia em casa, isso ajuda a controlar o quanto e se o animal está urinando.
Uma das muitas formas de fazer um felino beber agua é por meio do exercício físico, além disso, procurar dispor de agua fresca.
Prognóstico do gato que não consegue urinar
É muito comum gatos obstruídos serem tratados e obstruírem novamente em até 6 meses, sendo necessário atentar-se muito com o tipo de ração que o animal passará a comer, sendo mais indicado rações urinárias, que possui baixo teor mineral.
Gostou do post? Se inscreva no canal da Pet Afeto para acompanhar as dicas semanais. Dessa maneira garanto que se tornará um tutor ou tutora melhor para seu amiguinho de estimação.