Quais são os sintomas da doença do carrapato em cão? Esse é uma dúvida muito comum, entre os tutores de cachorro.
Isso porque é comum que nossos amiguinhos acabem, em algum momento, sendo vitimas de pulgas e carrapatos por ai. E nessa hora bate a preocupação em saber se o pet está com a doença do carrapato.
Nesse caso, estou aqui para te ajudar a entender melhor essa doença e saber se o seu cachorro está com esse problema, além disso leia esse artigo até o final, pois existe uma chance de você também acabar pegando essa doença.
O que é doença do carrapato?
Primeiramente é preciso compreender o que é essa tal doença, então, para ser bem direto, saiba que existem 4 tipos de doenças do carrapato que podem acometer um cachorro, são elas: Erlichiose, babesiose, anaplasmose e rengeliose.
Porém as mais comuns são a erlichiose e babesiose, os sintomas de ambas as doenças são muito parecido e o tratamento quase sempre é o mesmo, com algumas particularidades.
A doença do carrapato é uma doença multissisêmica, que pode causar quadros hemorrágicos além de alterações importantes em alguns órgãos como fígado, pulmão e baço além de poder acometer o sistema nervoso central do cachorro.
A transmissão dessas doenças é por meio da picada de carrapatos vetores e logo de inicio o agente da doença se alastra para vários órgãos do seu cãozinho. Causando sintomas sutis mas que se percebidos podem salvar a vida do seu pet.
Dessa forma caberá a você se atentar a esses sintomas para que a vida do seu amiguinho de quatro patas não seja ameaçada.
Afinal quais os sintomas da doença do carrapato em cão.
Bom, agora que você entende um pouco sobre o que é essa doença, é fundamental saber quais os sintomas da doença do carrapato em cão, assim poderá identificar no seu cachorro rapidamente antes que seja tarde. Os principais sintomas são:
- Depressão – O cachorro passa de brincalhão para desanimado, buscando por cantinhos e socializando menos que o normal.
- Anorexia- Além da depressão o cão para de comer com tanto apetite como antes, podendo até mesmo perder um pouco de peso.
- Febre- A temperatura normal de um cachorro é entre 37,5°C até 39,2°C acima disso é considerado febre.
- Sangramento espontâneo- Quando o animal tema doença do carrapato ele pode apresentar sangramento pelo nariz ou até mesmo sangrar mais que o normal após um corte, ou até mesmo no período de sangramento das fêmeas.
- Desconforto respiratório- Dificuldades em respirar e respiração ofegante é um sinal bem comum também.
- Outros sinais como convulsões, dor no olho, inclinação da cabeça inchaço nos membros e nos testículos também podem estar presentes.
Sintomas da doença do carrapato – Como saber se meu cachorro tem a doença do carrapato?
Somente a presença desses sintomas não é suficiente para ter certeza que o cãozinho tem a doença do carrapato.
Ou seja, é necessário fazer exames como sorologia, titulação ou testes rápidos para ter certeza.
Doença do carrapato em cão – Tratamento
Uma vez diagnosticado com a doença do carrapato em cachorro, o cão deverá ser internado para monitoração e tratamento.
Em casos de anemia pode ser necessário realizar transfusão de sangue ou de plasma, além de ser necessário realizar exames de sangue com frequência.
Comercialmente existem algumas medicações usadas para tratar a doença do carrapato em cão, uma delas é a doxiciclina um antibacteriano. Além de alguns antiinflamatórios como predinsolona.
Como é o acompanhamento de um cachorro com doença do carrapato?
É fundamental acompanhar o tratamento da doença por meio de exames de sangue, principalmente se o cãozinho estiver hemorragia ou perca de células sanguíneas.
Além disso, mesmo que ele melhore, não estará livre de ter a doença novamente, ou seja, em pelo menos 9 meses após o tratamento, deve-se repetir alguns exames.
Veja o vídeo abaixo, é do nosso canal da Pet Afeto, nele você entenderá melhor tudo que precisa saber sobre a doença do carrapato. INSCREVA-SE NO CANAL.
Doença do carrapato tem cura?
Sim, o ideal é que seja tratada desde o início. Assim dificilmente seu amiguinho de quatro pata irá vir a óbito. Porém o ideal é se atentar desde sempre com a prevenção.
Sintomas da doença do carrapato – Seu cachorro pode te passar a doença do carrapato?
Existem evidências de que a doença do carrapato pode acometer seres humanos sim, mas a transmissão não acontece do cachorro para nós seres humanos. E sim pela exposição direta ao carrapato vetor.
Sintomas como febre, dor de cabeça, desarranjo gastrointestinal podem ser decorrentes da doença, contudo o tratamento é mais simples, quase sempre resolve-se com o uso adequado de antibióticos.