Você que está aqui porque procura um remédio caseiro para cachorro vomitando sangue, leia esse artigo com muita atenção. Dessa forma saberá quais são os melhores remédios caseiros, quando e como usa-los para salvar a vida do seu amiguinho de quatro patas.
De alguns anos pra cá o uso de medicações caseiras vem tomando lugar de medicações convencionais, principalmente se tratando pessoas que não tem condições de levar seus pets ao veterinário, você provavelmente está com um cachorro vomitando sangue na sua casa e quer resolver esse problema com um remédio caseiro certo?
Cachorro vomitando sangue, o que pode ser?
Pois bem, o vomito com sangue (hematêmese) é sempre algo preocupante, e antes de você medica-lo entenda primeiro o que causa o vomito com sangue em cães.
O vomito mais escuro normalmente está associado a problemas no trato digestório inferior, e quase sempre ocorre por refluxo, ou seja o alimento volta do intestino para o estômago, e por conta da digestão dos glóbulos vermelhos o sangue acaba ficando mais escuro.
Além disso se o seu cachorro fez uso prolongado de anti-inflamatório, é comum que ocorra quadros de gastrite. Que pode acabar fazendo o cãozinho vomitar sangue escuro.
Por outro lado o sangue mais claro ou coagulado pode ser por sangramento no esôfago.
Outra situação comum é a ingestão de objetos pontiagudos, intoxicação e em casos de envenenamento que além do cachorro poder vomitar sangue pode também sangrar pelo nariz ou outras parte dos corpo.
Mas afinal, o que você deve fazer se seu cachorro está vomitando sangue?
Em todo caso o ideal mesmo é levar seu cãozinho ao veterinário afinal apenas um profissional saberá dizer exatamente o que o pet tem se baseando em exames de sangue e ultrassom principalmente.
Porém nem todo mundo tem condições de levar o pet ao veterinário, por isso existem algumas medicações caseiras que podem dar suporte ao seu animal.
Mas antes de conhecer essas medicações é fundamental que tenha em mente que o vomito com sangue é um sintoma e não uma doença, ou seja as medicações que irei citar aqui ajudam a tratar o sintoma, mas não necessariamente a causa base. Por essa razão é muito importante levar seu pet ao veterinário.
O que dar para cachorro vomitando sangue
Agora vamos entender exatamente o que você deve fazer tratar um cachorro vomitando sangue.
O primeiro de tudo é o suporte, cuide para que seu pet beba bastante água, isso porque o vômito tende a desidratar e seu amiguinho, podendo causar um desiquilíbrio eletrolítico e até hipotensão.
Procure fornecer uma alimentação pastosa, caso o apetite do seu cão não tenha sido prejudicado você poderá umedecer a ração dele, do contrário dê frango desfiado com arroz, lembre de evitar temperar demais o alimento.
Calêndula
A Calêndula ajuda na epitelização e suas propriedades anti-inflamatórias são muito usadas na cicatrização de lesões de úlceras gástricas, orais e gastrite.
Modo de preparo
A administração dessa droga é uma colher de chá da erva em pó diluído em 60ml de agua.
Forneça 20ml direto na boca do cachorro 3 vezes no dia, por sete (7) dias.
Hortelã
A Hortelã tem propriedades antibacteriana, previne contra náuseas e espasmos gastrintestinais.
Modo de preparo
A dosagem indicada é de 1 a 2 gotas de óleo a cada 10 kg diariamente misturada na comida ou na água, por sete (7) dias.
Linhaça
A Linhaça é usada na constipação, gastrite, diverticulite e enterite. Ela deve ser mantida refrigerada com ventilação mínima para preservar os valores do óleo.
Modo de preparo
A dosagem recomendada é de 1/4 à meia colher de chá, 2 a 3 vezes ao dia, durante sete (7) dias.
Camomila
A Camomila tem ação antiespasmódica, antioxidante e antibactericida; muito utilizada no tratamento de muitos tipos de inflamações gastrointestinais.
Modo de preparo
Dilua 3g de camomila em 150ml de água forneça 2 mls por quilo na boca do seu cachorro 1 vez por dia por tempo indeterminado até a redução ou fim do sintoma.
Posso usar esses fitoterápicos sem medo?
Para indicar esses remédios caseiros para cachorro vomitando sangue, realizei uma pesquisa ampla com base em várias literaturas.
A ideia é recomendar medicações caseiras que possam ajudar seu pet sem prejudicar a saúde dele.
Porém é importante que você siga as indicações de dosagem, você poderá optar por usar uma ou todas essas medicações simultaneamente.
Se inscreva no canal da Pet Afeto e nos siga no Instagram para dicas diárias para prolongar a vida do seu pet.