Existe algum remédio caseiro para cachorro ofegante e inquieto? A resposta é depende! E depende muito.
Bom primeiramente é preciso entender o motivo do cachorro estar ofegante e inquieto, afinal o cão respiração acelerada e inquietude são apenas sintomas de algum problema maior.
Se inscreva no canal da Pet Afeto e nos siga no Instagram para dicas diárias para prolongar a vida do seu pet.
Cachorro ofegante e inquieto! O que pode ser?
É importante te deixar ciente que seu cachorro pode estar ofegante e inquieto por inúmeras razões, por isso antes de tratar ele com alguma medicação caseira teremos de eliminar algumas suspeitas.
As principais causas que deixam o cachorrinho assim são:
- Reação normal do sistema respiratório;
- Má oxigenação;
- Problemas no coração;
- Estresse e ansiedade;
- Calor;
- Dor;
- Problemas respiratórios;
- Problemas raciais;
- Obesidade.
Quando usar remédio caseiro para cachorro ofegante e inquieto?
Se recentemente você mudou de casa, trouxe outro animalzinho de estimação para família, fez uma viagem longa e estressante ou se o seu cão tem ansiedade de separação então você poderá usar os remédios que irei indicar aqui, é importante que respeite as indicações e apenas se o seu pet não tiver nenhum outro problema e faça uso de qualquer medicação controlada.
Remédio caseiro para cachorro ofegante e inquieto
Caso seu cachorro não se enquadre nas situações mencionadas, você não deverá usar nenhuma medicação caseira sem recomendação veterinária. Porque poderá agravar a situação do seu cão.
Caso seu amiguinho não se encaixe nas situações a cima, deixe aqui nos comentários exatamente tudo que ele está passando, dessa forma poderei direcionar o melhor tratamento possível para seu pet.
Passiflora
A passiflora pode ser usada em excitações constantes, em cães com propensão a convulsões. Além de um excelente relaxante muscular, a passiflora age como sedativo e auxilia da indução do sono. Recomenda-se 2 ml de tintura, três vezes ao dia por 90 dias e lúpulo – tintura 2 a 3 ml ao dia, durante 21 dias.
O adestramento pode ajudar?
Existem muitos métodos de adestramento que ajudam na ansiedade de separação, a associação positiva é um deles, ou seja em casos assim o ideal é optar or adestramento do animal antes de instituir uma medicação caseira.
Atenção
Agora é hora de você examinar seu cachorro, verifique se há outros sintomas além de ofegante e inquietude.
Desta forma você saberá se deve ou não correr com ele para o veterinário.
- Tosse
- Língua roxa
- Desmaios
- Frequência cardíaca acelerada
- Tremores
Então, se o seu cachorro apresenta um ou mais desses sintomas, você deverá leva-lo para um profissional avalia-lo, assim ele indicará um tratamento especializado para seu pet.