Meu gato está espirrando e com os olhos lacrimejando! Devo me preocupar? Bom, essa é uma dúvida bem comum, afinal muitos gatos podem apresentar espirros frequentes e fazer os seus tutores ficarem preocupados.
Muito embora na maioria dos casos os espirros serem algo normal, se houver outros sintomas pode se tornar algo extremamente preocupante.
Um gato espirrando e com os olhos lacrimejando ou com secreção nasal precisa da sua atenção redobrada, e por isso nesse artigo iremos esclarecer todas suas dúvidas, para que possa ajudar a salvar a vida do seu pet.
Por que meu gato está espirrando?
O espirro é um reflexo do sistema nervoso frente a um incômodo no trato respiratório. Esse incômodo pode ser desde partículas de poeira até mesmo uma infecção viral, fúngica ou bacteriana. Por isso é preciso ficar muito atento se seu gato está espirrando mais do que o normal.
Espirros esporádicos no geral não são preocupantes, no entanto, se existem outros sintomas como gato com olhos lacrimejando, secreção nasal, coceira na face, gato com olho inchado falta de apetite tosse e dificuldade em respirar, é extremamente importante que você tome alguma atitude, antes que a situação piore.
Gato espirrando e com os olhos lacrimejando, o que significa?
Assim como nós seres humanos os gatinhos podem ficar gripados, ou seja se o seu gato está espirrando e com os olhos lacrimejando é um forte indício de que ele esteja com gripe felina também conhecida como rinotraqueíte felina.
Normalmente olhos de gato lacrimejando não compromete tanto a vida do seu bigodudo, porém, é preciso iniciar o tratamento o mais rápido possível, para que a situação não piore.
Meu gato está espirrando e com os olhos lacrimejando! O que eu faço?
A primeira coisa é eliminar as possíveis causas dos espirros, atenção nas dicas abaixo:
- Mantenha a caminha do seu gato sempre limpa, procure lava-la a menos uma vez no mês para evitar proliferação de fungos.
- Atenção com o local onde seu gato dorme, busque adapta-lo a locais sem correntes de vento.
- Mantenha a vacinação do seu bichano em dia, se ele já estiver espirrando demais, trate esse problema antes de realizar a vacinação.
- Troque sempre a areia do seu gato.
- Cuidado com locais com muita poeira.
- Evite que seu gato tenha contato com outros gatinhos até que consiga resolver o problema.
Em seguida é importante você dar atenção aos olhos lacrimejando do seu gato, limpe os olhinhos dele com soro fisiológico e algodão. Se os olhinhos dele estiverem secos talvez seja interessante usar um colírio lubrificante.
Se o seu amiguinho de quatro patas apresenta esses sintomas, a melhor coisa e leva-lo para o veterinário, porque como já dissemos, pode ser gripe felina, e tratar de início esse problema diminuirá as chances do seu pet ter uma piora súbita.
Em hipótese alguma use alguma medicação sem prescrição médica, os gatos possuem o metabolismo complexo, e por isso uma medicção mal administrada pode agravar a situação.
Não consigo levar meu gato no veterinário agora!
Muita gente não tem condição de levar o gatinho no veterinário, nesses casos é importante fornecer conforto e bem estar ao gatinho.
Casos de gripe geram rápida desidratação, fazendo o gato ter outros problemas, por isso é fundamental garantir que seu gato esteja bebendo água. Use uma fonte com água limpa e fresca.
Se seu amiguinho é daqueles difícil de beber água opte por oferecer sachê úmido para ele, assim ao menos terá um suporte hídrico.
Não se esqueça da higiene, tanto com a caminha quanto com os olhos do seu bichano.
Diagnóstico e tratamento
Quando um veterinário recebe um gato espirrando com olhos inchados e lacrimejando, normalmente suspeitará imediatamente de uma infecção viral ou bacteriana. Então irá solicitar um exame de sangue para confirmar o diagnóstico
O tratamento varia de acordo com a suspeita clínica e com o diagnóstico propriamente dito. ou seja em alguns casos um colírio e lavagem nasal resolve, já em outros é necessário antibióticos e antivirais para tratar o problema.