Um cachorro que não quer comer acende a luz vermelha da preocupação! afinal a alimentação para um cão não é apenas uma necessidade fisiológica mas também uma forma de sentir prazer e aliviar o tédio e o estresse.
Meu cachorro não quer comer
É importante compreender o motivo que faz um cachorro parar de comer, dessa forma você passará a mirar na raiz do problema e conseguir fazer com que o seu cão volte a se alimentar.
O que faz um cachorro parar de comer ou comer menos que o normal.
O problema com a má alimentação pode ser por vários motivos, sendo os principais:
- Ração pouco palatável;
- Troca repentina de ração;
- Depressão;
- Forma de demonstrar carência;
- Local desconfortável;
- Mudança de hábitos;
- Falta de apetite por alguma doença;
Pensando nisso preparei uma listinha de 7 dicas simples para fazer seu cachorro voltar a comer, e além disso você verá nesse post algumas doenças que podem levar a falta de apetite do seu cãozinho.
1- Cachorro não quer comer ração.
Quando o cachorro não quer comer ração especificamente, na maioria das vezes significa que ele está mal acostumado ou então acostumado com algo diferente.
Se você tem o costume de dar comida humana, carne ou outros petiscos para seu cão, saiba que isso pode fazer ele passar a não querer comer ração, porque acabará gerando um vício difícil de reverter.
Para solucionar esse problema você deverá dispor de uma ração de boa qualidade e tirar gradativamente o hábito de oferecer petiscos.
Tente oferecer a ração com alguns desses petisco hoje, e amanhã com um pouco menos de petisco e um pouco mais de ração, e assim por diante, até que só reste a ração.
2-Cachorro não quer comer a nova ração
Se você recentemente trocou a ração do seu cachorro e notou que agora ele está se recusando a comer, saiba que essa é uma situação normal. Portanto nesses casos em especial você deve considerar uma coisa:
Por que troquei a ração do meu cachorro?
Qual o motivo da troca da ração? Pode ser que seu cachorro tenha de comer uma ração especial por alguma condição de saúde especial, nesse caso a melhor opção é fazer o uso de remédios que estimulam o apetite.
Lembrando que para usar esses remédios você deverá antes recorrer a um veterinário, pois dependendo da condição de saúde do seu animal esses estimulantes podem fazer muito mal.
Se o motivo da troca for questões financeiras procure por opções de ração minimamente mais palatáveis alguns cães são acostumados com ração de qualidade elevada como as Super Premiun, que naturalmente são mais caras, contudo podem se adaptar a comer uma ração Premiun com uma qualidade levemente inferior porém mais baratas.
Consequentemente nesse caso também pode ser usado estimulantes de apetite, porém apenas se esse for recomendado por um médico veterinário.
3- Meu cachorro não quer comer nada e esta triste
Os animais podem ter diversas doenças comportamentais, como ansiedade, estereotipia e depressão. Essas doenças podem levar o cachorro a não querer comer, ficar triste, não querer brincar nem fazer as coisas que trariam prazer a ele.
Seu cachorro não quer comer e está triste. Quais podem ser as razões?
Existem algumas situações que você pode corrigir para aumentar a felicidade do seu cãozinho e consequentemente melhorar o apetite dele:
- Criar hábitos semanais de passeio;
- Praticar o adestramento;
- Passar mais tempo com ele(a);
- Oferecer recompensas saborosas.
Em alguns casos de luto o cão também pode manifestar sinais de falta de apetite.
4- Carência
Algumas raças como Yorkshires, Shih-tzus e Spitz, possuem dependência emocional muito grande de seus tutores, dessa forma pode acontecer de pararem de comer por carência ou como uma forma de chamar a atenção.
Com isso se esse for seu caso o ideal é que você habitue o seu cãozinho a lidar com sua ausência, utilizando brinquedos, enriquecimento ambiental ou até mesmo um novo cachorro para ajudar na socialização.
Existem estudos que comprovam que ter mais de um cachorro em casa aumenta o instinto de competitividade e faz com que o cachorro anseie mais por se alimentar.
5- O local pode fazer o cachorro parar de comer
A maioria dos cães possuem o hábito de não comerem perto do local onde fazem suas necessidades. Sendo assim procure deixar o local da refeição o mais limpo e confortável possível.
Além disso se você se mudou recentemente e desde então seu cachorro não quer comer, pode ser um indício de que seu cão está com dificuldade de se adaptar. Se esse for o caso tente oferecer a ração na sua mão, sente-se junto com seu cão e incentive-o a comer.
6- Meu cachorro está com dor e perdeu o apetite
Quando o seu cachorro sente dor dificilmente ele vai querer comer, essa dor não necessariamente esta ligada a alguma doença, as vezes pode ser apenas um ferimento superficial que está causando incomodo.
Nesses casos você terá de descobrir qual a raiz da dor, provavelmente lidando com essa dor você resolverá o problema, vale lembrar que algumas situações requerem uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos para lidar com uma lesão, para isso procure um médico veterinário.
7- Meu cachorro não quer comer e está vomitando
Muitas doenças podem causar perda de apetite, para saber se o seu cachorro está doente observe outros sinais que ele apresenta além da falta de apetite, sinais como:
- Perca de peso;
- Vômito;
- Diarreia;
- Prostração;
- Febre;
- Dor superficial.
Além disso tenha em mente toda história que levou seu cachorro a chegar a essa situação, o que ele comeu, por onde andou e com quem esteve. Pois qualquer doença deve ser tratada por um médico veterinário e saber o que levou a essa situação facilitará no diagnóstico.
Principais doenças que afetam o apetite do cão
Algumas doenças são mais comuns quando falamos dos caninos, e a maioria delas pode causar perda de apetite, doenças como:
- Doença do carrapato;
- Parvovirose;
- Cinomose;
- Outras doenças infecto contagiosas;
- Otite;
- Doença renal;
- Giárdia.
Outras situações como atropelamento, queda ou briga pode gerar infecções que levam o cachorro a deixar de comer.