Seu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado? Eu imagino que nessas horas bate o desespero em querer ajudar seu amiguinho não é mesmo?
Bom o primeiro passo é se acalmar e analisar a situação. Nesse artigo você entenderá exatamente o que deve fazer em ocasiões como está.
Coisas que fazem o cachorro tossir
A tosse é um reflexo de irritação no trato respiratório. Um cachorro tossindo pode estar sendo vitima alergia, tumores, infecção de garganta, algum problema cardíaco ou até mesmo por simples pressão da coleira, ele pode apresentar sinais de tosse.
Além disso é importante ter em mente que a tosse pode ter diferentes aspectos, ela pode ser seca, úmida, prolongada, aguda, em fim… saber descrever a tosse do seu cachorro ajudará a solucionarmos o problema.
Bom! agora que entende o que causa tosse e que precisa saber diferenciar o tipo dessa tosse, vamos entender o que está fazendo o cachorro tossir.
Cachorro tossindo por engasgo
O cachorro engasgado normalmente é a causa mais provável, ela ocorre devido a algum corpo estranho, como brinquedos, ossinhos ou ração percorrer o caminho errado e acabar indo para o trato respiratório do animal.
Dessa forma é importante que você saiba realizar manobras para salvar a vida do seu cãozinho.
Para evitar essas situações atente-se ao que seu cachorro come, cães mais afobados tendem a se engasgar com mais frequência.
Cães ansiosos podem tossir
Quando o cãozinho é muito ansioso e afobado, ele pode tossir em situações de excitação. Como por exemplo na hora do passei ou quando te vê depois de um longo dia longe.
Cachorro tossindo por alergia
Perfumes fortes, fumaça de cigarro e poeira são exemplos de coisas que podem causar alergia inalatória em cães.
isso acontece porque o olfato dos cães são muito sensíveis e podem detectar esses odores com mais intensidade, os fazendo tossir ou espirrar.
Cachorro tossindo por bronquite
A bronquite (inflamação dos brônquios e bronquíolos) ocorre principalmente em cães de idade média e idosos, isso porque com o passar do tempo esses animais vão tendo algumas funções desgastadas.
Se você notou que seu cãozinho está com uma tosse úmida e repleta de saliva, é possível que seja por bronquite.
Assim, caberá a você leva-lo ao veterinário para que ele receite alguma medicação para ajudar nessa inflamação. Além disso é fundamental que você previna seu cão de ter contato com contaminantes no ambiente em que vive.
Cachorro com tosse por faringite
A faringite é mais frequente em cães filhotes, podendo levar a outros sintomas como, vomito, falta de apetite e anorexia. Logo se o seu pet for novinho, atente-se a esses sinais.
Para de fato fechar o diagnóstico de faringite, o cachorro deverá ser encaminhado ao veterinário, para que ele receite antibióticos e anti-inflamatórios para reverter essa situação
Cachorro tossindo por problema no coração.
Problemas cardíacos como a dilofilarióse e cardiomiopatia dilatada, podem repercutir no funcionamento pulmonar, levando assim a quadros de tosse, desmaios, intolerância a exercícios e cansaço excessivo.
Vale ressaltar que raças de pequeno porte como, shih-tzu, pintcher, poodles e pugs são altamente propensos a problemas cardíacos então caso tenha uma raça de pequeno porte que apresenta esse sintoma, acenda a luz vermelha da preocupação
Como evitar que seu cachorro comece a tossir como se estivesse engasgado?
No canal da Pet Afeto você recebe dicas semanais para lidar melhor com seu Pet, abaixo quero te mostrar como prevenir seu cachorro de tossir como se estivesse engasgado.
- Evite exercícios intensos com seu cão, se ele possuir algum problema no coração ele pode se agravar com exercícios pesados.
- Evite fornecer brinquedos muito pequenos para seu cão, isso ajudará a evitar que ele se engasgue.
- Se possui um cachorro eufórico pondere o tanto de ração que oferecerá a ele, assim ele não irá se engasgar na hora da refeição;
- Cuide do ambiente onde seu pet vive, poeiras, fumaças e outros químicos podem causar alergia ao seu cão..
- Vermifugue seu cachorro para evitar parasitas e vermes.
Cachorro tossindo como se estivesse engasgado – O que fazer?
O primeiro passo é avaliar o tipo de tosse, em seguida avaliar as possíveis razões para o cachorro estar tossindo. Dessa maneira você poderá passar todas as informações para o veterinário ajudar seu cachorro.