Um cachorro ofegante e inquieto após um passeio ou uma brincadeira, pode ser algo normal, mas se isso ocorre sem nenhum estimulo é muito provável que seu cachorro esteja com algum problema de saúde.
Outros problemas como cachorro ofegante, ansiedade e dificuldade em respirar pode estar associados a situações mais graves.
Se o seu cachorro está ofegante e inquieto, leia esse artigo até o fim, para compreender quais são as possíveis causas desse problema.
Meu cachorro está muito ofegante – o que pode ser?
Primeiramente você precisa entender o que causa esses sinais no seu amiguinho, porque a partir daí entenderá qual a conduta certa deverá tomar para ajuda-lo.
Reação normal do sistema respiratório
Assim como já mencionado, situações pós passeios, brincadeiras e atividades físicas em geral em casos de calor, acabam resultando em um cachorro muito ofegante e inquieto.
Principalmente se ele não tem costume de realizar esforços excessivos, isso ocorre como uma forma do cãozinho se termo regular, já que diferente de nós seres humanos eles não transpiram, e sim eliminam liquido pelo focinho e através da respiração com a boca aberta.
Má oxigenação
Outra situação que pode fazer o cachorro ficar assim é problemas de oxigenação, isso porque se não há oxigênio o bastante entrando, qualquer atividade se torna algo muito dificultoso para o animal.
Em casos assim é comum que ele(a) fique com a “língua roxa” o que é um forte indicativo de problemas na oxigenação.
Problemas no coração
Problemas no coração também fazem o cachorro ficar ofegante e inquieto, além de fazer o coraçãozinho dele bater mais rápido.
Isso acontece devido a má circulação causada por problemas cardíacos.
Estresse e ansiedade
Quando o cachorro está hiperventilando pode ser por conta de estresse e ansiedade. É algo muito comum em cães imperativos, porque imagina só ter energia e não poder gasta-la.
Calor e dor
O desconforto de forma geral causam irritabilidade no cachorrinho, em alguns casos podendo levar o animal a ficar ofegante e inquieto, desta forma, é fundamental observar se seu animal está com algum desses incômodos.
Problemas respiratórios
Por fim é porém também muito comum, problemas respiratórios também fazem o cachorro ficar ofegante E quando falo de problemas respiratórios pode ser algo desde as narinas até os pulmões.
Problemas raciais
Acredite se quiser, mas existem raças de cães que possuem naturalmente injúrias respiratórias.
Isso porque algumas ração tem uma anatomia desfavorável que dificulta a respiração. Raças como Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue francês…
Obesidade
O excesso de peso é algo extremamente prejudicial para seu pet já que isso afeta várias funções sistêmicas dele.
Meu cachorro está inquieto e ofegante – Outros sintomas
Agora é hora de você examinar seu cachorro, verifique se há outros sintomas além de ofegante e inquietude.
Desta forma você saberá se deve ou não correr com ele para o veterinário.
- Tosse
- Língua roxa
- Desmaios
- Frequência cardíaca acelerada
- Tremores
Então, se o seu cachorro apresenta um ou mais desses sintomas, você deverá leva-lo para um profissional avalia-lo, assim ele indicará um tratamento especializado para seu pet.
Cachorro ofegante – Medicações caseiras são seguras?
Eu entendo que as vezes levar um cachorro ao veterinário não parece a melhor escolha, porém realizar o uso de medicamentos caseiros pode piorar a situação.
Isso porque o uso dessas medicações pode gerar uma intoxicação no pet, e faze-lo vir a óbito de forma rápida.
Meu cachorro esta ofegante e inquieto o que fazer?
Concluindo, se o seu cachorro está ofegante e inquieto, você precisará ajuda-lo o mais rápido possível antes que tudo piore. E acredite, se tratando de problemas respiratórios tudo pode piorar muito rápido,
A primeira coisa a se fazer é avaliar se seu amiguinho de quatro patas tem mais algum outro sintoma.
Em seguida avalie como está a aceleração do coração do seu cachorro.
Após isso se pergunte se ele pode ter comido algo diferente, ou se recentemente ele realizou atividades físicas intensas.
Em casos de cães ansiosos e estressados, para evitar essas situações crie hábitos desestressantes para seu pet, como passear, praticar o adestramento ou até arrumar um amiguinho para ele gastar energia.
Avalie, também, se seu amiguinho está acima do peso, e trate de melhorar a dieta dele, além de resolver o problema, dará uma qualidade de vida melhor.
Agora se há outros sintomas além da fadiga e da inquietação, leve-o imediatamente ao veterinário, pois seu animalzinho pode estar correndo risco de vida.
Garanta a saúde do seu cachorro
Todas as semanas nossa equipe da Pet Afeto posta vídeos ajudando você a cuidar melhor da saúde dos seus animais.
Afinal tudo que postamos é baseado em literatura e indicações médicas que garantem que seu pet viva mais e mais feliz.