Seu gato está demorando para acordar da anestesia e bateu aquela preocupação, ou então o contrário o gato está agitado após a cirurgia. Entenda nesse artigo quanto tempo demora para seu amiguinho de quatro patas voltar ao normal.
Como o gato fica depois da anestesia?
Existem várias razões que levam o veterinário a anestesiar ou sedar um gatinho, algumas delas são:
- Para acalmar um gato agitado ou agressivo,
- Para realizar trocar um curativo ou realizar um procedimento invasivo,
- Para realizar um procedimento cirúrgico.
Em alguns casos o gato fica mais mole, tranquilo e em outros ele perde total consciência evitando assim que ele sinta dor.
Assim como toda medicação os anestésicos e sedativos tem um tempo de ação único, e pode variar de acordo com a saúde, raça e idade do animal. Por isso em alguns casos o gato pode demorar para voltar da anestesia.
O normal é que os bichanos levem até 24 horas para voltar ao estado normal, até lá é comum observar algumas alterações normais.
1 – Anestesia gatos pupilas dilatadas
Um gato agitado após a anestesia é algo totalmente normal, principalmente se tratando de anestésicos opióides que tendem a deixar os felinos agitados em alguns casos deixando o gato com a pupila dilatada.
O efeito tende a passar em poucas horas, então não se preocupe se o seu gato fica agitado após a anestesia.
2 – Gato demorando para acordar após a anestesia.
Como já foi dito, é comum que a anestesia leve até 24 horas para passar todo efeito e o gatinho voltar ao normal. No entanto quando seu gato demora para acordar após a anestesia você deve sim se preocupar.
Passado o período de vinte e quatro horas, contate seu medico veterinário para que ele te oriente, em alguns casos a anestesia pode ser revertida com outro fármaco.
Gato pode ter alergia a anestesia?
Pode acontecer do gato ter uma reação alérgica a alguns fármacos sim, mas raramente ocorre um reação alérgica á anestesia, e quando ocorre pode ser revertida.
Anestesia em gatos pode matar?
O protocolo de anestesia ou sedação deve ser sempre realizado ou prescrito por um médico veterinário, dessa forma os riscos de complicações são reduzidos. Porém é importante que você entenda que a anestesia requer um estado de saúde instável.
Por essa razão antes da anestesia ou da sedação seu veterinário poderá recomendar alguns exames como hemograma, eletrocardiograma e ecocardiograma. Assim se não houver alterações significativas nesses exames seu pet não correrá grandes riscos.
Porém é importante salientar que biologia não é matemática, existem casos particulares em que seu amiguinho pode sim ter uma complicação por conta da anestesia e vir a óbito, mas os exames diminuem e muito essa triste possibilidade.
Nos dias de hoje as clínicas e hospitais veterinários estão equipados e preparados para anestesiar cães e gatos com muita segurança, sempre buscando pela melhor monitoração do paciente.