Em algum momento tenho certeza que você já teve alguma irritação ocular. Assim como para nós seres humanos a gato com conjuntivite é algo muito incomodo e que exige bastante atenção.
Nesse artigo pretendemos abordar as principais causas da conjuntivite, as formas de tratamento e você também entenderá se o seu gatinho pode te transmitir esse problema.
Gato com conjuntivite – Principais causas
A conjuntivite é um termo utilizado para descrever a Inflamação ou infecção da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior.
A gato com conjuntivite em 45% das vezes é um sintoma do herpervírus felino ou da clamidiose felina. Porém pode ocorrer em outros casos como:
- Conjuntivite fúngica;
- Conjuntivite bacteriana;
- Conjuntivite parasitária;
- Conjuntivite alérgica.
Em todo caso a única forma de diagnosticar a causa da conjuntivite é por meio do histórico do gatinho e com exames complementares realizado por um profissional
Sintomas do gato com conjuntivite
Na maioria dos casos a conjuntivite vem associada a outros sintomas ligados ao trato respiratório do gatinho. Os principais sintomas são:
- Secreção ocular;
- Dificuldade respiratória;
- Espirros;
- Olhos vermelhos;
- Piscadas em excesso;
- Secreção nasal;
- Apatia;
- Febre.
É de extrema importância se atentar a outros sintomas no seu amiguinho de quatro patas, porque assim ficará mais fácil realizar o tratamento.
O que fazer se o gato tem conjuntivite?
Primeiramente é preciso avaliar se o pet tem mais algum outro sintoma. Em seguida dar suporte para seu amiguinho.
Hidratação
Caso seu amiguinho esteja com secreção nasal e secreção ocular, você precisará se atentar a hidratação do seu amiguinho.
Forneça agua limpa e fresca, cuide para que ele tome a água.
Colírio para gato com conjuntivite
O uso do colírio para gato com conjuntivite vai depender da causa da conjuntivite, por isso é fundamental levar seu pet no veterinário para que ele prescreva a melhor opção para seu gato.
Na maioria dos casos de conjuntivite é feita a associação de colírio e antibiótico a base de tetraciclina.
Cuidados essenciais
A vacinação polivalente do gato é a melhor medida de prevenção, ela ajuda na prevenção contra o o vírus da herpes felina e contra o caliciivírus.
Porém, vale ressaltar que se o seu gatinho já apresenta a conjuntivite e outros sintomas a possibilidade de vacinação deve ser avaliada por um médico veterinário.
Muita atenção com gatinhos de focinho achatados como os persas e angorás, nesses casos deve-se sempre atentar-se a limpeza das narinas e dos olhos com algodão e soro fisiológico.
Além disso procure isolar o gatinho com conjuntivite, pois dependendo da causa o problema pode ser transmitidos para outros gatos.
Gato com conjuntivite passa para humanos?
Muita gente se pergunta se há possibilidade do gato transmitir conjuntivite para nós seres humanos, bom a resposta é não, os problemas que causam conjuntivite em gatos não são transmissíveis, portanto não se preocupe com relação a isso.
Ainda sim deve ser feita a separação de gatos sadios, afinal você não quer que outros bichanos tenham esse problema.