Vermes e parasitas intestinais são podem fazer seu cachorro passar de brincalhão e comilão para amoado e sem apetite. Isso porque quando o cachorro está com vermes acontecem várias mudanças fisiológicas e comportamentais, e essas mudanças muitas as vezes pode acarretar no óbito do cachorrinho.
Nesse artigo você irá entender como saber se o cachorro está com vermes e dessa forma poderá providenciar o tratamento imediato do seu amiguinho.
Cachorro com vermes- Principais sintomas!
Vamos lá! assim como qualquer doença ou problema de saúde, um cachorro com verme tende a apresentar alguns sintomas ou sinais clínicos, dessa forma uma vez esses sinais percebidos pelo tutor é possível concluir que o cachorro está com vermes.
Os principais sintomas de um cachorro com verme são:
- Falta de apetite;
- Apatia;
- Diarréia (as vezes com pontinhos brancos);
- Sangue nas fezes;
- Perda de peso;
- Vômito;
- Abdômen inchado;
- Hábito de esfregar o bumbum no chão;
- Anemia;
- Tosse;
- Fadiga excessiva;
- Perca de pelo ou pelagem opaca;
- Desmaios.
Vale lembrar que o animal não precisa ter todos esses sintomas para estar com verme.
Os principais tipos de vermes em cachorro.
Primeiramente é fundamental que você entenda que existem diferentes tipos de vermes, dessa forma cada tipo de verme ira causar um problema diferente na saúde do cãozinho.
Portanto muita atenção na lista dos principais vermes que acometem os cães, e fique de olho nos sintomas:
Como saber se o cachorro está com vermes -Dilofilária.
Viajou recentemente para praia ou para alguma cidade endêmica?
A dilofilária, também conhecido como o verme do coração acomete principalmente o coração, vasos sanguíneo e pulmão do cachorro. dessa forma é fundamental que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, porque a progressão dos sinais clínicos é muito rápida, podendo levar o cachorro a óbito.
Os principais sintomas causados por esse verme são: Tosse, cansaço físico e desmaios ou sincope. O tratamento dessa doença é muito complicado, portanto a prevenção é de longe a melhor solução.
Como saber se o cachorro está com vermes -Ancilostomíase.
Esse parasita tende a estar presente em alimentos e água contaminada, então ele penetra na pele do animal, caindo na corrente sanguínea e chegando o intestino.
Por isso é de fundamental importância mantes o ambiente onde seu animal se alimenta livre de contaminação, além de se atentar ao armazenamento da ração do seu pet.
Em filhotes também pode ocorrer a contaminação através do leite materno, dessa forma o uso de remédio para verme para cachorro filhote deve ser preconizado como medida de prevenção.
Uma vez esse parasita chegar no intestino do seu pet pode levar a quadros de diarreia com sangue.
Toxocaríase (Toxocara canis).
A transmissão desse parasita ocorre principalmente pela ingestão de fezes ou alimentos contaminados com ovinhos da larva.
Esse parasita é mais comum em cadelas prenhas e em filhotes, esse é um verme que pode ser transmitido para seres humanos, portanto se trata de uma zoonose.
Esses parasitas eliminam os ovos no intestino portanto é comum observar presença de “pontinhos brancos” nas fezes do cachorro.
Como prevenir que seu cachorro tenha verme.
Antes de pensar no vermífugo pense no ambiente onde seu animal vive, pense também na maneira em que armazenará o alimento do seu cachorro, além de cuidar com vasilhas sujas por muito tempo. Poucas pessoas tem a sensibilidade de lavar o potinho do cachorro.
Além disso ainda você deve se atentar a retirada das fezes, restos de alimentos e sujeiras orgânicas no local onde seu cãozinho vive.
Agora com relação a vermifugagem, A recomendação é que o remédio de verme para cachorro filhote deve ser administrado entre os primeiros 15 a 30 dias de vida do pet, repetindo a dose de uma a três vezes, com intervalos de 15 dias.
Entretanto, não existe uma regra definitiva caso seu cachorro esteja com a vermifugação atrasada, varia muito da região que você vive e o ambiente em que seu animal frequenta, sendo assim é de suma importância realizar check-ups de rotina para receber orientações de um profissional veterinário.
Cachorro com vermes – O que fazer?
O diagnóstico para a maioria dos vermes é por meio de um exame coproparasitológico e exame de sangue (hemograma). No entanto o que observar os principais sintomas que o cãozinho tem ajudará no fechamento do diagnóstico.
Então, primeiramente, observe se seu cachorro tem algum dos sintomas mencionados, em seguida se questione com relação a vermifugação do seu animal, caso desconfie se o vermifugo está atrasado, consulte um veterinário para que ele indique algum para seu pet.
Em conclusão o diagnosticado do problema e o tratamento varia de acordo com o tipo de verminose. E, pode ser administrado apenas um antiparasitário, em dose e frequência recomendadas pelo veterinário.