Gato se coçando e se mordendo! E agora?

Gato se coçando e se mordendo, o que será que devo fazer? Bom, primeiramente você deverá compreender a causa dessas coceiras, uma cocerinha ou outra pode parecer inofenciva, porém quando isso se torna um hábito, você deve acender a luzinha da preocupação e ajudar o seu bichano. 

São muitas as razões que podem fazer o seu gatinho se coçar, desde problemas com parasitas, pulgas e carrapatos, até mesmo reações alérgicas ou problemas com fungos, ácaros e sarna de ouvido. 

Mas calma, nesse artigo você entenderá exatamente o que fazer, se o seu gato não para de se coçar. 

Gato se coçando por pulgas e carrapatos 

Veja se você se identifica com uma dessas situações. Levou seu gato para algum lugar diferente recentemente e ele voltou se coçando todo? Ou então adotou outro gatinho e de repente seu gato começou a se coçar? Pode ser também que mudou de casa e agora seu gatinho fica se coçando sem parar! 

Bom, esses são os principais cenário que sugerem que seu amiguinho contraiu ectoparasitas (pulgas e/ou carrapatos), Nesse caso, agora você deve começar a procurar no seu gatinho por esses parasitas, e se encontrar, comece já o tratamento. 

Primeiramente você deve usa remédio para gato se coçando, e depois deverá tratar o ambiente contra esses parasitas. 

Por fim, certifique-se de usar coleiras protetoras ou repelentes para que seu amiguinho não contraia pulgas novamente. 

Meu gato está se coçando por fungos e ácaros 

Os fungos, ácaros e formigas buscam sempre por materiais orgânicas no ambiente, logo, é muito comum que estejam presentes na caminha do seu pet. 

Por isso é fundamental que crie o hábito de lavar o leito do seu gatinho, assim estará prevenindo que o gato fique se coçando por esses problemas. 

Gato se coçando por sarna de ouvido 

A sarna otodécica é responsável pela maioria das coceiras em ouvido de gatos. O que causa esse problema é um ácaro chamado Otodectes cynotis e a transmissão se dá a partir do contato de um animal saudável com um infectado. 

Os sintomas causados por essa sarna incluem excesso de cera avermelhada ou amarronzada e com cheiro de tabaco no ouvido, além disso pode haver algumas feridas nessa região. 

Com o passar do tempo esse ácaro pode favorecer o crescimento de leveduras como Malassezia pachidermatis, o que agrava ainda mais o desenvolvimento da sarna otodécica. 

Em casos de sarna otodécica a limpeza do ouvido é indispensável, porém muito cuidado! Caso faça a limpeza em casa utilize algodão umedecido com soluções de lavagem auricular e terapêuticos tópicos auriculares, surfactantes e detergentes. 

Gato se coçando por alergia alimentar 

Alguns ingredientes podem causar coceira em gatos dessa forma é preciso restringir a dieta do felino, subtraindo esses ingredientes. Esse tipo de alergia é bem incomum, mas pode acontecer, nesses casos o ideal é levar seu pet em um nutrólogo para que ele identifique o nutriente alérgeno e retire da dieta do seu pet. 

Para isso ele realizará exames no gato, ou seja apenas assim você saberá qual ingrediente está causando alergia. 

Como fazer meu gato parar de coçar? Remédio para gato coçando. 

Primeiramente, trate o ambiente contra pulgas, ácaros e formigas. O Butox é a melhor medicação para esse fim, porém tome muito cuidado e procure isolar o animal para que ele não tenha contato com essa medicação. 

Em casos de pulgas, carrapatos ou até mesmo se o seu gato apresenta sarna otodécica, você poderá optar por usar uma medicação a base de afoxolaner. Além disso você poderá associar essa medicação com uma medicação chamada Otodem Plus, que tem função otológica, no tratamento de otite em gatos. 

Quando o gato está se coçando e perdendo pelo, é possível que seja por problemas de micose. Sabe-se que fungos podem estar presentes no leito dos nossos animaizinhos, e por isso é importante realizar a lavagem mensal da caminha do pet, é interessante usar fungicidas para manter o leito livre de fungos e micoses. 

Lembrando que é sempre importante realizar exames de rotina no seu pet, existem células no sangue do seu gatinho que mostram que ele pode estar sofrendo processos alérgicos, seja de origem alimentar ou até mesmo de outra origem, como por plantas ou produtos de limpeza. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Abrir chat
Scan the code
Olá! Vamos agendar um atendimento agora mesmo para você.