Pós operatório castração de gato! Castrei minha gatinha e agora?

A castração de gato é um processo extremamente benéfico para o animal. Porém assim como qualquer procedimento cirúrgico é necessário se atentar aos cuidados pós operatório castração de gato. Além disso um gato castrado possui hábitos e comportamentos diferentes de um gatinho intacto.

É fundamental que você compreenda como cuidar de um(a) gato(a) após a castração. Assim com certeza seu amiguinho terá uma vida mais longa e saudável.

Benefícios da castração de gatos

Existem inúmeras razões pelas quais a maioria dos profissionais recomendam a castração de gato. Não apenas pelo controle populacional mas também por conta desse procedimento prevenir contra vários problemas sérios.

Prevenção de doenças graves

Segundo inúmeros estudos feitos no Brasil e no exterior, observando a expectativa de vida de gatos castrados e não castrados, estima-se que a expectativa de vida de um felino inteiro tende a ser de 20% até 30% menor de um felino castrados.

Isso acontece porque é natural que o comportamento do gatinho se altere após o procedimento. Por exemplo, ele não irá mais para seu telhado para brigar por fêmeas com outros machos e não irá mais namorar, ajudando na prevenção contra doenças como vírus da leucemia felina(FELV), vírus da imunodeficiência felina(FIV) e contra a esporotricose que é uma doença transmissível até mesmo para nós seres humanos (zoonose).

Além dessas doenças a castração de uma gata previne contra outros problemas como infecção uterina e câncer de mama.

Melhora o comportamento do animal

Quando a castração é realizada o felino tende a ter seu comportamento menos influenciado pelos hormônios sexuais (estrógeno e testosterona). Desta forma é possível observar as seguintes alterações comportamentais.

Nos machos

  • Menos disputa por marcação do território – Isso ocorre porque acredita-se que a principal razão para esses “desentendimentos” entre os machos é devido a competição por fêmeas com intuito reprodutivo. É claro que se você tiver muitos gatos em casa mesmo que eles sejam castrados, as brigas podem ocorrer por problemas de colônias.
  • Mudança no odor e coloração da urina- Sabe aquele cheiro forte de xixi de gato? Bom esse odor é mais comuns em gatos não castrados, isso porque a testosterona desses animais está alta e o cheiro tende a atrair as fêmeas.
  • Menos fugas- A motivação do gato em fugir de casa também diminui com a castração.

Nas fêmeas

  • Menos miados- Você já deve estar cansado(a) da sua gatinha miando loucamente a noite na fase de cio. Bom saiba que esse comportamento é comum, a gatinha mia muito a fim de atrair machos.
  • Mais carinhos- Você irá notar que sua gatinha ficara mais tranquilas e dóceis.

Cuidados após a castração do gato

É comum que você perceba que seu peludinho está molenga após a castração, isso ocorre porque as medicações anestésicas e analgésicas tendem a demorar pra sair do organismo do pet, por isso não entre em pânico.

1 – Pós operatório castração de gato! Proteja o curativo

Muita atenção com o curativo do seu amiguinho de quatro patas, lembre-se que é um local que foi aberto e que pode ser contaminado.

  • Tampe bem o curativo- Você pode utilizar aquelas roupinha para gato castrados, elas protegem contra moscas e impede que outros animais lambem o local.
  • Limpe regularmente- Procure limpar ao menos uma vez por dia os pontos, com sabonete (de preferência com clorexidine 2%), além disso lembre-se sempre de trocar o curativo após a limpeza.
  • Não deixe o gatinho lamber- A saliva no bichano é muito contaminada por isso em hipótese alguma o seu animalzinho pode lamber os pontos. Você pode utilizar a roupinha cirúrgica ou malha ortopédica com o colar Elisabetano nas fêmeas por pelo menos 8 dias, já nos machos o colar é o suficiente, afinal a roupinha não cobre o local da incisão.
  • Use antibiótico tópico no local- Existem alguns antibióticos de uso tópico como a rifocina (necessário receita médica) que ajuda como repelente de moscas e impede a contaminação do local.

2 – Deixe o gato descansar

O descanso é um fator importantíssimo na recuperação do felino. Por essa razão procure manter o local de repouso do gato sempre limpo e confortável.

Se seu amiguinho é muito espoleta, busque por formas de limitar o espaço dele por ao menos uma semana.

Também é fundamental que evite o contato dele com outros animais. Afinal os amiguinhos do seu gato não entendem que ele passou por um procedimento delicado e podem extrapolar nas brincadeiras.

3 – Cuidado com a areia do seu gato

Nos primeiros dias é importante você trocar a areia do seu gato por papel picado, além de ser mais fácil de trocar com isso você diminuirá bastante o risco de contaminação dos pontos

4 – Alimentação e hidratação

Observe se o bichano está se hidratando e procure dar ração pastosa em menor quantidade em torno de 4 horas após o procedimento para evitar gato vomitando após a castração.

Continue fornecendo alimentação pastosa para seu gato no primeiro dia aumentando gradativamente a quantidade diária até que chegue na quantidade normal, e então você poderá oferecer ração normal novamente.

5 – Fique de olho

Durante a limpeza dos ponto é fundamental que avalie a integridade deles, observe o aspecto e se há algum ponto solto. Isso é importante para que não ocorra uma complicação no pós operatório.

Além disso cuidado com as fugas, mantenha seu amiguinho em casa para que ele não tenha problemas lá fora.

6 – Siga as recomendações do veterinário

Após a castração seu gato pode precisar de antibiótico, anti-inflamatório e analgésico, essas medicações ajudarão na recuperação do pet.

Siga as orientações do veterinário a risca e retorne com o animal em quinze dias para a retirada dos pontos e reavaliação.

7 – Atenção com a dieta

Um fator importantíssimo pouco discutido é justamente o fato da alimentação do pet após a castração, seja cão ou gato você precisará redobrar os cuidados com a nutrição, com a castração os animais ficam mais sedentários, comem mais e tendem a engordar em alguns casos até ficam obesos.

Por isso cuidado! Evite dar comida demais para seu amiguinho se possível opte por uma ração de melhor qualidade.

8 – Quando retornar ao veterinário

É normal as pessoas se perguntarem quanto tempo dura a anestesia de gato castrado, após o termino da castração seu gatinho demorara até 24 horas para “se livrar” do efeito dos anestésicos. Portanto é comum observar seu gato mais mole, em casos alguns casos ele pode até apresentar o sinal oposto ficando agitado e com a puplia dilatada (depende do anestésico utilizado).

Caso após esse período seu bichano não tenha voltado ao normal ou pior caso um ou mais pontos do da incisão tenha se rompido, contate seu veterinário imediatamente para que ele te direcione da melhor forma possível.

9 – Reabilitação e retorno para vida normal

Normalmente a recuperação do gato castrado leva de 10 até 20 dias, variando de acordo com a idade, raça e estado de saúde geral do pet.

Durante o retorno do pet ao veterinário o profissional saberá te dizer se seu animal está de fato 100% ou se precisará de mais alguns dias para voltar as atividades normais.

Se inscreva no canal da Pet Afeto e nos siga no Instagram para dicas diárias para prolongar a vida do seu pet.

Concluindo

Compreenda que a castração é a retirada de um órgão e que isso causa dor no animal. Embora eles não transpareçam isso você precisa tomar esses cuidados pelo bem do seu peludinho.

Saiba que no final da recuperação você terá um animal muito mais saudável, menos propenso a doenças e com uma expectativa de vida ainda maior.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Abrir chat
Scan the code
Olá! Vamos agendar um atendimento agora mesmo para você.