Um cachorro tremendo pode indicar inúmeros problemas desde: Frio, estresse, excitação, por exemplo. No entanto a tremedeira também pode indicar um problema mais sério, como algo no sistema nervoso ou até mesmo envenenamento.
Dessa forma é fundamental que você compreenda as principais causas da tremedeira no cão, assim poderá ajuda-lo a se curar desse problema.
Cachorro tremendo como se estivesse com frio.
Cachorro tremendo: principais causas
Um cachorro tremendo como se estivesse com frio nem sempre significa que ele tem algum problema de saúde o frio, excitação ou até mesmo traços da personalidade do cachorro podem gerar essas tremedeiras (quem tem um pinscher sabe do que estou falando).
Raça do cachorro
Como já mencionamos, a tremedeira em cachorro, pode ser um traço racial, pinscher e Chihuahua são exemplos de raças que tremem mesmo que não haja uma causa base para isso.
Mesmo assim, caso seu tenha uma dessas raças e note tremedeiras excessivas preste muita atenção nas demais causas de tremedeira em cães.
Idade
Outra causa de tremedeira que não está associado a doenças, é a própria idade do animal.
Conforme a idade vai chegando o organismo do pet vai desgastando e a tremedeira aparece naturalmente.
Medo
O medo é algo comum que pode gerar tremedeira, principalmente em filhotes que não estão acostumados com o ambiente.
Dessa maneira se recentemente você mudou de casa e seu peludinho se desembestou de tremer, saiba que é normal, e que basta dar tempo para que ele se acostume ao novo lar.
Frio
Embora a sensibilidade ao frio dos cachorros seja menor que os seres humanos, alguns animais podem ser tão sensíveis quanto a gente.
Cachorros de pelo curto, ou com pouca gordura corporal tendem a sentir mais frio, então busque aquecer o seu pet em momentos de temperatura baixa.
Febre
A febre é um processo normal do corpo do animal que tem a função de combater alguma infecção. Nesse caso a tremedeira e os calafrios são normais. Ainda sim você precisará buscar por um veterinário para avaliar melhor seu cãozinho.
Exercícios intensos
Quando o cãozinho não está habituado a exercícios intensos, e você insiste em faze-lo se esforçar demais isso pode acarretar em fadiga muscular e consequentemente tremores.
Portanto, evite exigir demais do seu pet, opte por exercícios mais frequentes e menos intensos. Não queira exercitar seu cachorro em um dia o que ele não exercitou na semana inteira.
Com o tempo e com a frequência você poderá exigir um pouco mais do condicionamento físico do animal. mas vá devagar!
Cachorro tremendo por dor
O cachorro tremendo pode ser um sinal de dor, para saber se a tremedeira é por dor, observe se há outros sintomas como: Apatia, choro, agitação ou dificuldade de locomoção.
Cachorro tremendo: causas mais SÉRIAS!
Já vimos até agora que a tremedeira pode ser algo normal, porém em algumas situações mais graves a tremedeira no cachorro é algo muito mais preocupante.
Artrite ou artrose
Quando o pet possui um problema nas articulações, músculos ou ossos, pode ter fraqueza e causar tremedeiras. Se suspeitar dessas doenças a melhor coisa a se fazer é procurar por um veterinário.
Intoxicação e medicações
Quando o cachorro treme, também pode indicar que ele comeu algo tóxico ou até mesmo teve contato cutâneo com alguma toxina.
Alimentos tóxicos para cães e até mesmo produtos de limpeza causam irritação e alergia, podendo fazer o cachorro tremer, vomitar, perder o apetite…
Algumas medicações mal administradas também podem gerar intoxicação nos cães, sendo assim nunca administre qualquer medicação n seu animal sem que haja a prévia prescrição veterinária.
Cachorro tremendo por: Problemas nutricionais e hipoglicemia
A descompensação de cálcio é um exemplo que deixa o cachorro tremendo o queixo. o desbalanceamento de ingestão de outros sais minerais também pode fazer o cachorro se estremecer.
Dessa forma busque suplementar uma ração de qualidade para seu cãozinho. Se mesmo assim os sintomas persistirem, você deverá recorrer a um nutricionista para seu peludinho.
A hipoglicemia é um problema comum em animais desnutridos ou com metabolismo muito acelerado, também pode acontecer decorrente de infecções generalizadas e problemas hormonais.
Vômitos diarreia, apatia, queda de pêlo e anorexia são sinais de que seu animal está hipoglicêmico, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele avalie outras questões hormonais no seu cão.
Cachorro tremendo – Doenças no sistema nervoso
A cinomose é um exemplo de doença que acomete o sistema nervoso de cães, ora pode gerar tremedeira generalizada ora pode gerar convulsões.
Muitas doenças que causam tremores no cachorro são tratáveis e podem ser curadas, porém quando pensamos em cinomose o trameto é mais difícil e quase sempre o animal vem a óbito e os que sobrevivem, em muitos os casos, ficam com sequelas.
Portanto tenha a vacina do seu cachorro em dia.
Cachorro tremendo – Piometra
A piometra é uma doença que também pode causar tremedeira na sua cadela, essa doença acontece quando a idade vem chegando e ela não é castrada. Com o tempo essa doença pode acometer o sistema renal e nervoso da cadela, gerando tremores, convulsões e outros sintomas.
Por isso é importante castrar sua cachorrinha após o terceiro cio, porque assim,, mais pra frente você não terá esse problema.
Siga o Instagram da Pet Afeto.