Pode até parecer algo inofensivo, mas um cachorro lambendo as patas excessivamente pode estar passando por um problema sério que exigirá sua atenção.
São muitas as ocasiões em que o cachorro lambe e morde as patas, e nesse artigo você vai entender as causas mais comuns desse problema e como tratar.
Por que cachorro lambe a pata – Principais causas.
Listamos para você as 6 (seis) principais causas que levam o cão a lamber a pata então muita atenção
Cachorro lambendo as patas excessivamente – Dermatite atópica
A dermatite atópica é um problema genético, pode fazer o cachorro lamber e morder a pata além disso cães atópicos podem apresentar coceira generalizada, perda de pelos e feridas na pele.
A dermatite atópica é causada por um fator alérgeno no ambiente que faz o seu cachorro se coçar, podendo ser ácaros, poeira, pólem, sementes de gramíneas entre outros. Esse problema não tem cura, o tratamento deverá ser feito pelo resto da vida do animal.
É fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar infecções secundárias a esse problema. Por isso você deverá levar seu amiguinho ao veterinário para que ele prescreva o melhor anti-inflamatório para seu doguinho.
Pulga carrapato
Ectoparasitas causam naturalmente um incômodo no pet, fazendo ele se coçar. E ainda existem cães que possuem doença alérgica a picada de carrapato (DAPP) o que agrava a situação.
Em casos assim você deverá tratar o ambiente contra esses parasitas, além de eliminar as pulgas e carrapatos já presentes no seu animal.
Alergia alimentar
Alguns cãezinhos tem alergia a alimentos específicos. Logo, se você reparou que seu dog comeu algo fora do comum e apresentou esse problema, você pode suspeitar fortemente de alergia alimentar.
Produtos corrosivos
Alguns produtos podem ser muito irritantes para a pele do seu pet. Se você usa algum produto pra limpar a casa ou a piscina muito cuidado se procure evitar que seu cachorro tenha contato direto.
Cachorro lambendo as patas excessivamente – Malassezia
A malassezia é um fungo do tipo levedura que pode causar esse tipo de irritação na pele do seu cachorro, caso o seu cachorro tenha esse problema ele tende a coçar não só as patas, mas também a orelha, que é o local onde esse fungo está mais presente.
A malaseziose é diagnosticada por meio da citologia, que só pode ser feita em laboratórios de veterinária, por isso se o seu cachorro coça muito a orelha, morde ou lambe as patas, e você notou que a região das patas dele está com coloração amarronzada (o que é muito característico desse problema) leve-o ao veterinário.
Causas comportamentais (estresse e ansiedade)
Cães hiperativo podem lamber e morder as patas como uma forma de aliviar o estresse, isso porque esses animais tem muita energia, e como uma forma de aliviar e extravasar essa energia podem apresentar esse comportamento.
Logo, é fundamental levar o cachorro para passear com maior frequência, arrumar brinquedos para interação ou até mesmo procurar por meios de enriquecimento ambiental.
Cachorro lambendo as patas excessivamente – O que fazer?
Em conclusão, a primeira coisa que você precisará fazer é eliminar as possibilidades.
- Primeiro, evite que seu cachorro tenha contato com produtos de limpeza;
- Segundo, elimine todas as pulgas e carrapatos do local;
- Terceiro, restrinja a alimentação do seu cachorro a apenas ração e petiscos próprios para cães;
- Verifique tambem se não há nenhuma ferida na patinha do seu cachorro.
Feito isso avalie se houve melhora no problema, se ainda sim seu cachorro continua com esse sintoma leve-o ao veterinário, pode ser que o problema seja mais grave como uma atopia ou até mesmo câncer (casos mais raros).