Seu cachorro está com tosse seca e engasgo e você busca por uma maneira de ajudar seu amiguinho de quatro patas?
Bom nessas horas bate um certo desespero, então a Pet Afeto está aqui para ajudar a solucionar esse problema.
Cachorro com tosse seca e engasgo. O que significa?
Primeiramente é fundamental entender que cachorro tossindo e cachorro engasgado são sinais parecidos e por isso é difícil diferenciar uma coisa da outra.
Vale ressaltar, também, que dificilmente o cachorro apresentará os dois sinais, ou é um ou é outro.
Ou seja, o primeiro passo é distinguir as duas coisas antes de fazer algo para ajudar seu cachorrinho.
O cachorro com tosse é algo que acontece e que pode ter inúmeras causas desde ansiedade até algum problema no coração.
Já o cachorro com engasgo acontece muita das vezes pela passagem de um conteúdo estranho pelo caminho errado ao invés de seguir para o estomago o conteúdo segue pele trato respiratório, fazendo o cão tossir como um reflexo de por reflexo de expelir esse conteúdo.
Cachorro com tosse seca e engasgo! Como diferenciar?
Para facilitar a diferenciação de uma tosse seca de um engasgo, é necessário entender o contexto, já que os dois são muito parecidos.
Se cachorro apresenta tosse ela tende a ser mais duradoura, e acontecer em vários momentos do dia, e as vezes piora a noite.
Já o engasgo é algo esporádico, acontece em momentos específicos quando o cachorro acaba de comer e quando fica muito ansioso após te ver durante um longo tempo de saudade.
Cachorro com tosse seca o que pode ser?
As principais causas de tosse em cães são:
- Alergia;
- Bronquite;
- Faringite;
- Problemas no coração;
- Tosse dos canis;
- Outras doenças contagiosas;
- Resfriado
Desta forma, você que está preocupado(a) com seu cãozinho atente-se se um desses problemas faz sentido para o seu contexto.
Outros tipos de tosse e principais causas.
O aspecto da tosse facilitará para que você entenda qual a causa base, e assim dar o melhor suporte possível para seu cachorro.
Cachorro com tosse seca- Na maioria das vezes está associada com o frio, podendo acontecer também em mudanças drásticas de temperatura
Tosse úmida – Mais relacionada com problemas respiratórios, como pneumonia, em muitos casos pode vir acompanhada de catarro com sangue
Tosse “som de ganso” – Mais comum em cães de porte pequeno, normalmente ocorre quando o cachorro tem estenose de traqueia, o que requer cuidados veterinários imediato, pois esse tipo de tosse pode agravar muito a respiração do seu cachorro.
Cachorro engasgado. O que pode ser?
Primeiramente o mais provável é que seu cão se engasgue com o alimento, principalmente se ele for um animalzinho mais eufórico e espoleta.
Agora, pode acontecer também dele se engasgar com gravetos, brinquedos pequenos ou até ossinhos.
Cachorro com tosse seca e engasgo. O que fazer?
Em primeiro lugar cuidado com a forma que oferece alimento para seu amiguinho, procure por maneiras de controlar a velocidade que ele vai ao pote, se seu cão é muito eufórico use aqueles potinhos com estrias.
Em segundo lugar evite dar brinquedos muito pequenos para seu pet, busque por brinquedinhos maiores como bolinhas e garrafas.
Por fim, cuidado com os ossinho, ossos maiores são ótimos para manter o cão entretido e ainda evitar que ele se engasgue.
Porém, se mesmo com essas medidas de segurança seu amiguinho de quatro patas continuar tossindo, pode significar um problema mais grave.
Desta forma a melhor solução é buscar por um veterinário para avaliar melhor o problema.
Siga a Pet Afeto no instagram e no Youtube para receber dicas diárias.