Um cachorro com dor de barriga tende a ficar amoado, tristinho e até mesmo com falta de apetite, e isso acende a luz da preocupação da na cabeça de seus tutores.
É muito importante entender as causas da dor de barriga no cachorro e então escolher o melhor tratamento possível para a situação. As principais causas desse problema são:
- ferida superficial,
- gastrite,
- dilatação do estômago,
- torção gástrica,
- parasitas intestinais,
- cachorro com dor de barriga e gases,
- neoplasias.
Agora que entende o que faz um cachorro ter dor de barriga quero mostrar para você algumas que existem formas para ajudar seu cãozinho a ficar melhor.
Nesse artigo entenderá não só o que fazer com um cachorro com dor na barriga mas também quais as melhores medicações para ajudar seu pet.
Quando é seguro tratar um cachorro com dor de barriga?
Muita gente se pergunta até que ponto poderá tratar o cachorro sem recorrer a um veterinário. A resposta é depende!
Como já foi pontuado, um cachorro pode ter inúmeros problemas que levará ele a ter dor de barriga, por isso é difícil indicar alguma medicação que ajude contra qualquer situação.
O que você pode fazer é antes de tudo avaliar os sintomas do seu pet e entender a gravidade da situação. Observe se o seu animalzinho possui algum dos sintomas abaixo.
- vomito;
- diarreia;
- apatia;
- dificuldade em andar;
- apetite reduzido;
- olhar tristonho;
- presença de vermes nas fezes;
- dor a palpação na região abdominal.
Se o seu cachorro tem dois ou mais desses sintomas leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Descubra até que ponto você pode ajudar seu cachorro com os artigos abaixo
- Remédios caseiros para diarreia em cachorros.
- Remédio caseiro para cachorro vomitando sangue.
- Cachorro vomitando sangue! o que pode ser? GUIA COMPLETO!
- O que fazer quando o cachorro está com a barriga inchada?
- O que dar para cachorro com verme.
- Cachorro com dor de barriga! o que fazer?
Nesse artigo irei te mostrar alguns remédios que você pode dar ao seu cãozinho, mas antes entenda…
O melhor remédio é a prevenção.
- Mantenha a vermifugação do pet sempre em dia;
- Se o seu cão come rápido demais, busque por comedouros que retardam a captação do alimento;
- Evite exercícios após a refeição;
- Ofereça apenas ração de qualidade;
- Realize exames anuais para avaliar a situação geral do pet.
Tome esses cuidados que dessa forma seu amiguinho de quatro patas terá bem estar garantido. Além disso fique sempre de olho nos sinas mais sutis.
Não é indicado que você medique seu pet com nenhuma droga comercial sem o acompanhamento e prescrição de um médico veterinário.
No entanto caso seja impossível no momento levar seu pet para uma consulta, vou discutir com você o uso do buscopan e dipirona para cachorro com dor de barriga.
Pode dar dipirona para cachorro com dor de barriga
A dipirona é uma medicação coringa, possui efeito analgésico, anti-inflamatório e antipirético.
Na maioria dos casos utilizamos a dipirona associada a outro analgésico pois embora seja uma das melhores medicações para febre o efeito de analgesia da dipirona é bem baixo. Em casos de dor leve a dipirona possui um efeito satisfatório.
Cuidados com a dipirona
A medicação deve ser armazenada em ambiente refrigerado, além disso a validade desse medicamento é dois anos, por isso nada de pegar aquele frasco perdido a anos na gaveta e dar para o cachorro.
Além disso muito cuidado com o uso da dipirona associada a outros fármacos, é contraindicada caso seu animalzinho já faça uso continuo de medicamento anticonvulsivante, anti-inflamatórios ou alguma medicação tranquilizante.
Qual a dosagem certa da dipirona para cachorro com dor de barriga
Atente-se também a dosagem da medicação, no caso a melhor opção é usar a dipirona monohidratada 500mg/ml 1 gota por quilo no máximo 35 gotas.
Quantas vezes posso dar dipirona no dia? A analgesia da dipirona tende a ser leve, e o a quantidade no dia irá depender no grau de dor, podendo variar de 1 (uma) vez ao dia até 6 (seis) vezes no dia (de 4 em 4 horas), porem cuidado, sem a orientação de um profissional o aconselhável é usar a dipirona no máximo 2 (duas) vezes no dia (de 12 em 12 horas) na dosagem recomendada acima.
Pode dar buscopan para cachorro com dor e barriga
O buscopan composto (escopolamina + dipirona) tem um efeito semelhante ao da dipirona, além disso ele é o mais indicado em casos de dor de barriga, porque promove uma analgesia visceral melhor. Além disso o buscopan tende a diminuir crises de vômito e diarreia.
Cuidados com o buscopan
Não é indicado usar essa medicação se o seu amiguinho de quatro patas já faz uso de algum anti-inflamatório (principalmente do grupo das ciclosporinas) ou algum remédio para problemas neurológicos, a não ser que que seja indicado por um profissional.
Qual a dosagem certa do buscopan composto para cachorro com dor de barriga
A dosagem dessa medicação é a mesma do dipirona 1 gota por quilo do buscopan composto oral.
O recomendado é realizar o uso do buscopan composto gotas (333,4 mg dipirona + 6,67 mg escopolamina /ml) apenas 2 (duas) vezes no dia (de 12 em 12 horas) na dosagem indicada.
Por quantos dias posso usar o buscopan ou dipirona?
Ambas as medicações indicadas não irão curar o problema do seu pet apenas camuflar a dor, dessa forma será necessária uma avaliação mais a fundo para tratar a raiz do problema.
O ideal é iniciar o tratamento com uma dessas medicações e parar quando não houver mais dor. Porém não recomendo que persista medicando por mais de uma semana caso não melhore.
Portanto muita atenção, caso opte por usar essas medicações você deverá ter em mente que precisará cedo ou tarde levar seu pet ao veterinário, principalmente se o seu cão não tiver uma melhora.
Não é necessário usar as duas medicações juntas, use ou uma ou outra.
Se inscreva no canal da Pet Afeto e nos siga no Instagram para dicas diárias para prolongar a vida do seu pet.