Minha cachorra cruzou e não quero filhotes! Qual a melhor forma de lidar com isso?
Na natureza um dos processos mais comuns é justamente o ato da reprodução, porém existem casos em que uma gestação pode ser indesejável, por isso nesses casos a castração deve ser preconizada.
Nesse artigo você entenderá se você pode usar vacina anti cio ou pilula do dia seguinte na sua cachorrinha.
Quando usar a vacina anti cio
Pode-se utilizar a vacina anti-cio em casos a cadelinha não pode ser submetida a uma castração por alguma razão.
No entanto, é recomendado que a aplicação dela seja feia apenas no período de anestro, que é em torno de 110 dias após o sangramento.
Ou seja, se a sua cachorra começou a sangrar essa semana, daqui a 3 meses e meio a “injeção anti cio” pode ser administrada.
A vacina anti cio evita o cio, que por sua vez evita que a cachorra cruze, porém além dos efeitos adversos por ser uma injeção que precisa ser administrada em um período específico deve ser realizada com acompanhamento e indicação veterinária.
Vale ressaltar que embora essa vacina tenha uma alta taxa de eficácia ela também pode causar problemas na fêmea como a conhecida piometra e tumor de mama por exemplo.
Posso usar a pilúla do dia seguinte na minha cachorra?
Existe outro método contraceptivo além da castração e da vacina, estou me referindo a “pirúla do dia seguinte”
Na verdade não costuma ser bem uma pirúla, é uma injeção que ao aplicar na cachorrinha aumenta os níveis do homônimo do estrógeno, que por sua vez aumenta a contração uterina causando a expulsão do feto, além de diminuir os níveis de progesterona responsável por manter a vida fetal.
Só se deve aplicar a vacina anti-cio sore a supervisão de um médico veterinário.
Além disso vale ressaltar que se sua cachorra cruzou a mais de 45 dias o uso desse fármaco não é recomendado.
Minha cachorra cruzou e não quero filhotes – Dica extra
Caso observe hoje que sua cachorra está sangrando saiba que no momento que ela parar e começar a urinar em excesso, é nesse momento que você deve tomar cuidado com os machos de plantão.
Minha cachorra cruzou e não quero filhotes – Concluindo
Se sua cachorra e você deseja evitar os filhotes, a primeira coisa é avaliar seu conceito ético diante dessa situação.
Muitos profissionais evitam realizar qualquer procedimento abortivo mas outros não veem problema algum.
A castração é a melhor forma de evitar uma gestação indesejável. Porém devido ao valor do procedimento pode ser algo fora da sua realidade no momento.
Fiz um vídeo no canal da Pet Afeto onde falo melhor sobre o assunto. INSCREVA-SE NO CANAL DA PET AFETO , No canal da Pet Afeto postamos dicas semanais para melhorar sua relação com seu pet, desta forma caminhará rumo a se transformar em um tutor(a) melhor.