Assim como nos seres humanos o cãozinho tende a ter queda de pelos por causas naturais. Porém em alguns casos cachorro com feridas e queda de pelo pode ser sim algo de importante que exigirá muita atenção.
No geral um cachorro perdendo pelo não é algo preocupante, a não ser que além disso ele tenha outro problema, como feridas, coceiras excessivas, queda de pelo localizada e presença de prurido.
Quando o pelo de cachorro caindo é normal?
Primeiramente é importante que você compreenda que cães de pelo curto normalmente perdem mais pelo do que os de pelo longo. A raça do cachorro influencia muito nisso já que raças como: Pug, Chihuahua, Bulldog e Beagle são campeãs em largar pelagem pela casa.
Além disso entenda que em épocas mais quentes o cachorro perde mais pelo do que em épocas frias.
Outras situações normais em que o pelo do cachorro pode cair são na a velhice canina, no período de gestação e no cio das fêmeas.
Cachorro com feridas e queda de pelo – o que pode ser?
Quando além da queda da pelagem o cachorro está com ferida na pele, você precisa tomar uma providência, esse problema pode estar te indicando algumas das situações abaixo:
- Alergia;
- Deficiência nutricional;
- Problema hormonal;
- Estresse ou ansiedade;
- Doenças causadas por ectoparasitas;
- Presença de fungos, ácaros ou leveduras.
Cachorro caindo pelo e com feridas como tratar
Para tratar um cachorro com queda de pelo e ferida, é necessário antes entender a causa do problema, de forma geral a melhor medida é levar seu cãozinhono veterinário para que ele institua um tratamento personalizado para seu amiguinho.
No entanto caso não tenha essa condição, atente-se aos seguinte cuidados.
Melhore a alimentação do seu pet
Em muitas situações o alimento pode causar uma reação indesejada no cãozinho, causando alergia alimentar, a possibilidade disso acontecer caso ofereça uma ração de qualidade é infinitamente menor.
A título de curiosidade, o cachorro pode ter alergia a um ingrediente específico na formulação da ração, desses casos normalmente é feito um exame de PCR para avaliar qual esse nutriente em questão. Assim o veterinário poderá instruir você a fornecer uma ração isenta desse alérgeno.
Cuidado com fungos e ectoparasitas
A maior parte das pulgas e carrapatos estão no ambiente e não no cachorro em si. Por isso é fundamental tratar o ambiente primeiramente antes de fornecer qualquer remédio contra pulgas e carrapatos para seu cachorro.
Além disso procure lavar ao menos 2 vezes no mês o leito do seu animalzinho, isso ajudará a combater fungos e ácaros.
Cuidado no banho
Se o seu cachorro tem crises de coceira após o banho, cuidado como produto que está sendo utilizado para lavar seu cachorro. Opte por produtos hipoalergênico.
Se inscreva no canal da Pet Afeto e nos siga no Instagram para dicas diárias para prolongar a vida do seu pet.
Dica extra – Remédio para cachorro com pelo caindo e ferida na pele
Se mesmo com todos os cuidados o seu cachorro continua com problema
Além da alimentação de qualidade, é interessante instituir uma suplementação com poli vitamínicos na dieta do seu pet, a vitamina B7 conhecida também como biotina, ajuda muito em a combater problemas de pele, e ajuda no crescimento da pelagem. Essa vitamina está presente em abundancia na banana, batata doce e no fígado. Porém se optar por acrescentar esses alimentos na dieta do pet lembre sempre de fornecer com moderação.